Agosto foi o terceiro mais quente de sempre em toda a Europa

Boletim climatológico do IPMA.

Calor em Guimarães

O mês de Agosto foi considerado o terceiro mais quente de sempre na Europa, revelou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no seu boletim climatológico, mantendo-se a situação de seca severa e extrema.

© Direitos Reservados

A temperatura média global foi 0,3 graus Celsius superior ao valor médio alcançado entre 1991 e 2020 na maior parte da Europa, referiu o IPMA.

Para tal, contribuíram as “condições mais quentes do que a média no extremo leste do continente, numa faixa que se estendia dos mares de Barents e Kara até o Cáucaso”.

Em Portugal continental, agosto foi “muito quente em relação à temperatura do ar”, registando-se médias de 23,3ºC, 1,15°C superior ao valor normal, e máximas de 30,5°C, também superior à normal em 1,79°C e mínimas de 16,1°C, 0,6°C acima da normal.

Em Agosto, registaram-se duas ondas de calor, a primeira entre 29 de julho e 14 de agosto, com maior incidência nas regiões Norte e Centro, e a segunda entre 20 e 29 de agosto, na região nordeste.

Quanto à precipitação, Agosto foi o quarto mais seco desde 2000, com 2.7 milímetros, correspondentes a cerca de 20 % do valor normal. A 31 de agosto, todo o território se encontrava em situação de seca severa (60,4%) ou extrema (39,6%).

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES