Agrupamento de Escolas Virgínia Moura em primeiro lugar no Eco Parlamento
Sessão Parlamentar da 7.ª edição do Eco Parlamento com mensagens do Presidente da República e da Vice-Reitora da Universidade das Nações Unidas para a Europa.
O Agrupamento de Virgínia Moura ficou em primeiro lugar na sétima edição do Eco Parlamento, cuja final se realizou esta sexta-feira, 27 de maio, no auditório da Universidade do Minho, em Guimarães.
A apresentação e a defesa do projeto “Devolver as cores à natureza”, apresentado pelos alunos do agrupamento de escolas Virgínia Moura acabou por convencer o júri. No pódio ficaram os projetos “Sinergias Escolares em Guimarães (e mais) – SEG +” do agrupamento de escolas Santos Simões e “Janelas Verdes” do agrupamento de escolas Fernando Távora. Participaram também nesta sessão os agrupamentos de escolas de Abação, Professor Abel Salazar e Vale de S. Torcato.
A presidente do Laboratório da Paisagem e vereadora da Educação, Adelina Pinto, enalteceu a apresentação dos projetos na sua globalidade. “Todos são vencedores. É um orgulho ver este caminho seguido pela comunidade escolar no âmbito dos vários desígnios que temos definido para o território, desde a área ambiental, cultural ou patrimonial. Este projeto é muito importante pela possibilidade de os jovens usarem a sua voz e contribuírem com ideias para a construção de um mundo melhor”, salientou. A vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, apelou ao “envolvimento de todos neste caminho da sustentabilidade ambiental”.
A abertura da sessão contou ainda com uma mensagem em vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que focou a importância de uma iniciativa como o Eco Parlamento para “estimular a apresentação de soluções através do trabalho coletivo”. “A melhoria do desempenho ambiental do território são questões que nos preocupam e assim aproximamos os jovens da vida democrática, abrindo um caminho sólido para uma cidadania ativa e responsável. Fica um agradecimento muito especial a todos os alunos e docentes envolvidos neste programa”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa na mensagem que dirigiu a todos os participantes.
A vice-reitora da Universidade das Nações Unidas para a Europa e também diretora do Instituto do Ambiente e Segurança Humana (UNU-EHS), na Alemanha, Xiaomeng Shen, também destacou o Eco Parlamento como uma iniciativa inspiradora da cidade de Guimarães. “Estou muito impressionada com todos os vossos projetos. Esses projetos que envolvem a população e natureza demonstram que se preocupam com a relação entre as pessoas e a natureza. Quero congratular-vos pelo sucesso das vossas apresentações. Para mim todos são vencedores, porque estão a envolver-se com o nosso futuro”, referiu numa mensagem enviada por vídeo.
O Eco Parlamento tem contribuído para a implementação e para a promoção do desenvolvimento sustentável. Assente em metodologias de educação não formal, proporciona-se aos jovens o incremento de competências discursivas, a síntese do conhecimento adquirido em contexto escolar, a organização de informação científica e a apresentação de ideias e soluções em trabalho de equipa para os desafios ambientais identificados.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 13, 2024
Foi anunciado que a unidade vimaranense tinha sido “escolhida”, mas na verdade trata-se de uma aquisição de serviços.
Dezembro 13, 2024
A Pastelaria Clarinha, fundada em 1953 por Avelino Alves Ferreira e Olívia Gomes da Silva Vieira, é um local incontornável da pastelaria vimaranense. Um espaço que, durante mais de sete décadas, tornou os dias dos vimaranenses mais doces, e todos os natais também.
Dezembro 13, 2024
Depois de se ter sagrado campeão Intercontinental da IBF em abril, o atleta vitoriano alcança o título mundial no fim do ano.