Agrupamento Fernando Távora é o vencedor da 9ª edição do Eco Parlamento

Projeto “Inclui-te – Incluímos-te” implementou intervalos interativos, onde se procurou promover a inclusão de alunos de 17 nacionalidades, bem como promover uma educação inclusiva. Sessão final desta edição realizou-se esta sexta-feira, 17 de maio, no auditório da Universidade do Minho.

© Laboratório da Paisagem

O Agrupamento de Escolas Fernando Távora foi o grande vencedor da nona edição do Eco Parlamento, projeto âncora do programa de educação ambiental de Guimarães – PEGADAS.

A escolha foi dos outros sete agrupamentos participantes na iniciativa e do júri externo, na sessão final que se realizou esta sexta-feira, 17 de maio, no auditório da Universidade do Minho. O momento contou com a presença do eurodeputado português João Albuquerque e da vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto.

Naquela que foi a segunda e última sessão parlamentar do Eco Parlamento, os alunos dos oito agrupamentos participantes apresentaram em palco a evolução dos respetivos projetos, defendendo-os depois perante as questões dos seus pares.

O projeto “Inclui-te – Incluímos-te”, do Agrupamento de Escolas Fernando Távora, implementou intervalos interativos, onde se procurou “abraçar” alunos de 17 nacionalidades diferentes, bem como promover uma educação inclusiva. Foram ainda realizados eventos de partilha de música intercultural, assembleias de alunos e brincadeiras típicas de cada país, promovendo assim a sua integração na comunidade estudantil.

O pódio ficou completo com o AE Virgínia Moura, que apresentou o projeto “A Pedalar sonhamos energizar”, no segundo lugar, e com o AE Pevidém, cujo projeto – “(mal) Trapilho, (bom) Trapilho” – visa combater a utilização dos plásticos, através de sacos produzidos com têxteis.

Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães e vereadora da Educação, sublinhou os “projetos inspiradores que os alunos e professores foram capazes de nos mostrar. Eles são o presente e quanto mais os empoderarmos no presente, melhor futuro vão ter”.

© Laboratório da Paisagem

João Albuquerque, eurodeputado, realçou o “trabalho e a capacidade que os jovens demonstraram em palco”. “Somos muitas vezes confrontados com ameaças. O clima está tenso e a democracia não está garantida. Não há melhor forma de combater o populismo e aqueles que querem minar a saúde do nosso sistema democrático do que com iniciativas como o Eco Parlamento. Este é um exemplo extraordinário de cidadania ativa e participativa”, destacou.

Recorde-se que para além de Fernando Távora, Virgínia Moura e Pevidém, classificados nos três primeiros lugares, participaram também nesta edição do Eco Parlamento os agrupamentos de escolas de Abação, Colégio do Ave, Abel Salazar, Taipas e Vale de São Torcato.

Promovido pelo município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, o Eco Parlamento desafia os jovens estudantes vimaranenses a constituírem grupos parlamentares, compostos por alunos dos vários ciclos de ensino básico, e a apresentaram os seus desafios e soluções ambientais, de forma a dar resposta aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES