«AI QUE PRAZER, TER UM LIVRO PARA LER…»

Isabel Ribeiro Educadora de Infância

Isabel Ribeiro

por Isabel Ribeiro

Educadora de Infância 

Na minha estreia na «Mais Guimarães», escolhi como tema um dos meus maiores prazeres: a leitura. Desde pequena que eu tenho este gosto pelos livros. Lembro-me que este enamoramento começou quando frequentava a antiga «escola primária» e tomei contacto pela primeira vez com as letras e as palavras. Eu vivia numa pequena aldeia do concelho de Amarante, onde as coisas demoravam a acontecer. Não tínhamos acesso a quase nada e, então, eis que um dia, veio à nossa escola uma dessas carrinhas que pertenciam à Biblioteca Gulbenkian. Tenho de confessar que fiquei logo rendida a esta «carrinha mágica» que transportava com ela palavras presas em livros à espera de serem libertadas. E assim começou a minha grande paixão pelos livros. Lembro-me que podíamos requisitar um certo número de livros e eu aproveitava sempre ao máximo, mas, mesmo assim rapidamente ficava sem «munições» para o resto da semana. É que eu devorava as histórias que os livros me contavam. Se o texto me cativava, deixava-me levar pelas palavras e só descansava quando o livro chegava ao fim. Foi nesta altura que tomei contacto pela 1ª vez com a simpática Anita; com as aventuras dos Cinco; com os contos de Hans Christian Anderson; com as histórias maravilhosas de Sophia de Mello Breyner… Foi só o começo. Já nada se podia fazer. Estava irremediavelmente contaminada pelo «bichinho da leitura»! Durante as diferentes fases do meu crescimento como pessoa, tive a companhia dos livros. Desconfio até que a minha escolha profissional tenha sido influenciada pela «Daniela», uma personagem de um coleção de livros com o mesmo nome, que li na minha adolescência. Também ela era Educadora de Infância. Já no liceu, formávamos um grupo apaixonado pela leitura. Lembro-me que, nos intervalos das aulas, aproveitávamos para ler e, às vezes, quando as aulas não eram lá muito interessantes, refugiava-mo -nos nas palavras mais empolgantes da história do momento.

Ler, é sem dúvida, para mim, um prazer enorme! Haverá coisa melhor do que abrir um livro, começar a ler e esquecer tudo o que está à nossa volta? As palavras puxam-nos para dentro do livro e não nos libertam! Ficamos de tal maneira envolvidos pela história, pelas personagens, pelo ambiente, que só queremos fazer parte desse mundo. Há livros que têm o dom de nos transportar para outra dimensão. Como é possível que «pessoas» imaginárias nos possam influenciar tanto? Realmente, há personagens que se tornam tão reais, tão familiares, que é difícil livrarmo-nos delas. Mas na verdade não as queremos esquecer, pelo contrário. Queremos saber mais para além daquilo que o livro nos deu. Eu, pelo menos, dou por mim a imaginar a vida desta ou daquela personagem após ter finalizado a leitura do livro. Enquanto estamos envolvidos nessa história, «as pessoas» tornam-se reais. E quando isso acontece é realmente maravilhoso.

Como educadora, tento transmitir às «minhas crianças» este gosto pelos livros e pelas histórias. Todos os dias, na Hora do Conto, há palavras à solta prontas a serem absorvidas por estas pequenas mentes cheias de criatividade.

 

 

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS