ALBERTO SAMPAIO REGRESSA A CASA EM DIA DE ANIVERSÁRIO

Alberto Sampaio regressa às origens, a Guimarães, onde nasceu a 15 de novembro de 1841, através de uma exposição na casa que outrora foi sua.

O espaço que atualmente acolhe a Loja Oficina, situada na Rua da Rainha D.ª Maria II, já foi de Alberto Sampaio, um dos homens fundamentais do século XIX em Guimarães. Nesse sentido, no dia do seu aniversário, esta sexta-feira, a 15 de novembro, inaugura-se um núcleo expositivo na Loja Oficina sobre a figura de Alberto Sampaio, que é também o mote para um percurso pela cidade oitocentista em busca dos lugares que marcam as suas memórias.

A data é assinalada com a inauguração da “Sala Alberto Sampaio”, no dia 15 de novembro, às 17h00, na Loja Oficina, onde ficará patente um núcleo expositivo de objetos e fotografias que convocam para o encontro com o historiador naquela que foi, em tempos, a casa da sua família materna.

Na tarde do dia seguinte, 16 de novembro, assinala-se também a primeira incursão pelo roteiro “Lugares de Alberto Sampaio em Guimarães” que pretende ser um motivo de atração turística para quem se predispõe a calcorrear o centro da cidade, em busca dos sítios que, há quase dois séculos, foram cenários de acontecimentos da geografia afetiva, social e intelectual de Alberto Sampaio. O ponto de encontro deste percurso está marcado para as 14h30, na Loja Oficina.

Recorde-se que a Loja Oficina é um espaço de aquisição de peças de artesanato de produção local, onde é possível assistir a todo o processo artesanal da manufatura do Bordado de Guimarães e da Cantarinha dos Namorados, através das artesãs que ali trabalham diariamente.

Para além do núcleo expositivo permanente, é possível visitar exposições temporárias, bem como participar em oficinas de artesanato que a Loja organiza regularmente. Atualmente encontra-se patente uma exposição de António Silva, artesão com ateliê em Aldão, explorador da manufatura de instrumentos musicais de corda. A 13 de dezembro inaugura uma exposição de Maria Fernanda Braga, uma das guardiãs da arte da Cantarinha dos Namorados.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?