Alexandra Leitão é a próxima convidada da “Conferência Permanente de Politica Democrática” do PS de Guimarães. No próximo dia 20 de maio, pelas 15h00, a professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa vai responder à questão “O estado de direito está a ser ameaçado pelo populismo?”.

A sessão, aberta à comunidade, será moderada por Hugo Teixeira, presidente da JS de Guimarães e secretário-geral adjunto da JS, e pretende “refletir sobre as tensões e ameaças de que o estado de direito democrático tem vindo a ser alvo, num momento muito particular da democracia portuguesa, europeia e mundial, onde emergem movimentos no limite e mesmo no exterior dos consensos constitucionais e democráticos que têm garantido paz e segurança desde a II Guerra mundial”.
Alexandra Leitão é deputada do Partido Socialista, presidente da Comissão Parlamentar de Transparência e Estatuto dos Deputados da Assembleia da República. Entre 2020 e 2022, foi membro do Secretariado Nacional do PS.
Foi, no XXI Governo Constitucional, secretária de Estado Adjunta e da Educação, de onde passou, no XXII Governo, em 2019, para ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública.
Entre 2009 e 2011 foi diretora-adjunta do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (CEJUR), já tendo sido, também, vogal do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República e adjunta no Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, entre 1997 e 1999.
Desde abril de 2022 integra o painel de comentadores de O Princípio da Incerteza, na CNN Portugal, conjuntamente com Pacheco Pereira e António Lobo Xavier.