Alteração para a Unidade Local de Saúde do Alto Ave deu-se esta segunda-feira
A partir desta segunda-feira, dia 01 de janeiro, foi implementado o novo modelo de organização dos estabelecimentos de saúde portugueses, o que determina a criação da Unidade Local de Saúde Alto Ave (ULSAA).
A Unidade Local de Saúde Alto Ave é composto pelo Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães, ACES do Alto Ave – Guimarães/ Vizela/ Terras de Bouro e o Centro de Saúde de Celorico de Basto.
Este modelo de gestão dos centros hospitalares e agrupamentos de centros de saúde visa melhorar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde, colocando-os no centro do processo. Cada Unidade de Saúde Local concentra a organização dos seus recursos humanos, financeiros e materiais, de forma a facilitar a circulação das pessoas, em função das necessidades, entre os centros de saúde e os hospitais.
Como refere o Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães em comunicado, “a ULSAA, que entra hoje em funcionamento foi pensada e estruturada com o objetivo de melhorar, ainda mais, o acesso aos cuidados de saúde dos cidadãos, através de uma estratégia de proximidade e de integração de cuidados, que coloca o utente no centro de todo o processo, em favor da comunidade que serve com dedicação e profissionalismo.”
A nova Unidade Local de Saúde Alto Ave será liderada por Pedro Cunha. Além disso, Clara Paz Dias será a diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, Domingos Freitas será o diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários, Alcina da Silva será a nova enfermeira diretora e João Miranda será vogal executivo.
Já Henrique Capelas, que era presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira, vai assumir a liderança da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.
Mas este não é um modelo novo para os portugueses. A primeira Unidade de Saúde Local surgiu em 1999, em Matosinhos. Posteriormente, foram criadas mais sete – Norte Alentejano (em 2007), Guarda, Baixo Alentejo e Alto Minho (as três em 2008), Castelo Branco (em 2010), Nordeste (em 2011) e Litoral Alentejano (em 2012). Em conjunto, estas servem cerca de um milhão de pessoas.
A nível nacional, foram criadas 31 novas Unidades Locais de Saúde, totalizando 38.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 10, 2024
Encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal está agendado para o dia 19 de outubro, um sábado, pelas 16h15 no Estádio Capital do Móvel.
Outubro 10, 2024
O Vitória Sport Clube ia estrear-se em casa no próximo sábado, dia 12 de outubro, frente ao Imortal Basket Club. Confirmado o adiamento da segunda jornada, a estreia no Pavilhão Unidade Vimaranense e na época 2024/2025 vai ter de esperar.
Outubro 10, 2024
Utente do Centro Social de Brito, Polo do Paraíso, celebrou esta quarta-feira, 09 de outubro, o seu centenário junto de familiares e amigos.