Alteração para a Unidade Local de Saúde do Alto Ave deu-se esta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, dia 01 de janeiro, foi implementado o novo modelo de organização dos estabelecimentos de saúde portugueses, o que determina a criação da Unidade Local de Saúde Alto Ave (ULSAA).

© Elise Sampaio/ Mais Guimarães

A Unidade Local de Saúde Alto Ave é composto pelo Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães, ACES do Alto Ave – Guimarães/ Vizela/ Terras de Bouro e o Centro de Saúde de Celorico de Basto.

Este modelo de gestão dos centros hospitalares e agrupamentos de centros de saúde visa melhorar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde, colocando-os no centro do processo. Cada Unidade de Saúde Local concentra a organização dos seus recursos humanos, financeiros e materiais, de forma a facilitar a circulação das pessoas, em função das necessidades, entre os centros de saúde e os hospitais.

Como refere o Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães em comunicado, “a ULSAA, que entra hoje em funcionamento foi pensada e estruturada com o objetivo de melhorar, ainda mais, o acesso aos cuidados de saúde dos cidadãos, através de uma estratégia de proximidade e de integração de cuidados, que coloca o utente no centro de todo o processo, em favor da comunidade que serve com dedicação e profissionalismo.”

A nova Unidade Local de Saúde Alto Ave será liderada por Pedro Cunha. Além disso, Clara Paz Dias será a diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, Domingos Freitas será o diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários, Alcina da Silva será a nova enfermeira diretora e João Miranda será vogal executivo.

Já Henrique Capelas, que era presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira, vai assumir a liderança da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.

Mas este não é um modelo novo para os portugueses. A primeira Unidade de Saúde Local surgiu em 1999, em Matosinhos. Posteriormente, foram criadas mais sete – Norte Alentejano (em 2007), Guarda, Baixo Alentejo e Alto Minho (as três em 2008), Castelo Branco (em 2010), Nordeste (em 2011) e Litoral Alentejano (em 2012). Em conjunto, estas servem cerca de um milhão de pessoas.

A nível nacional, foram criadas 31 novas Unidades Locais de Saúde, totalizando 38.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES