Álvaro Pacheco já não é treinador do Vitória Sport Clube
O treinador apresentou a demissão esta terça-feira, 14 de maio, aceite pela direção do clube. António Miguel Cardoso explicou, em Conferência de Imprensa, os acontecimentos das últimas semanas que culmiraram com a saída do técnico. O Vitória SC não receberá compensação financeira com a saída de Álvaro Pacheco para o Vasco da Gama.

O técnico já não orientou a equipa nesta quarta-feira e não estará no banco no encontro da última jornada, frente ao Arouca, agendado para sábado, 18 de maio, às 15h30.
Na sala de imprensa, o presidente vitoriano deixou criticas à atuação da Álvaro Pacheco, e de não ter cumprido o acordado relativamente aos encontros que manteve, presencialmente, num conhecido restaurante lisboeta, com o Cuiabá, clube brasileiro, a 28 de abril, mas também por videoconferência, neste caso, sem ter dado conhecimento ao clube.
Esses encontros, poderiam ter ocorrido de forma “discreta e sigilosa”, conforme havia sido acordado, disse António Miguel Cardoso.
Para o presidente do clube, este é o momento oportuno para esclarecer os vitorianos de todos os os factos ocorridos nas últimas três jornadas, sobre o comportamento do treinador Álvaro Pacheco.

© Rodrigo Ferreira / Mais Guimarães
Num período em que o Vitória tinha “legitimas expectativas de ascender aos lugares cimeiros da classificação, o que exigia a todos os intervenientes, atletas, equipa técnica e dirigentes, total dedicação e foco exclusivo nos ultimos três jogos do campeonato”, a opção da direção recaiu, segundo António Miguel Cardoso, em tratar do caso “de forma sensata, de modo a não destabilizar a equipa e a prosseguir o foco no que era o mais importante”.
António Miguel Cardoso disse, num dos momentos, que a equipa principal de futebol tinha agendado para o dia 29 de abril um evento com a participação dos jogadores, treinadores, elementos do departamento medico e restantemente o staff com o objetivo de fortalecer o grupo de trabalho e os seus laços emocionais e a todos motivar positivamente para que nos três ultimos jogos do campeonato fossem cumpridos os objetivos então ao alcance do Vitoria. Surpreendentemente, o treinador Álvaro Pacheco faltou a esse evento para se reunir com os representantes do clube brasileiro, e fe-lo sem informar qualquer dirigente do Vitória nem qualquer responsável pela estrutura da equipa. Terá apenas comunicado essa ausência a um dos capitães”, acusou.
Também que Álvaro Pacheco terá abordado adjuntos da equipa principal, e que faziam parte da estrutura mesmo antes da sua chegada, para o acompanharem no novo projeto.

© Rodrigo Ferreira / Mais Guimarães
No final da sua intervenção, António Miguel Cardoso referiu que “no Vitória, todos somos prescindíveis e todos temos a obrigação de defender e salvaguardar os interesses do emblema que devemos honrar e proteger”.
Questionado pelos jornalistas sobre a próxima época, e como este caso poderá afetar a sua preparação, António Miguel Cardoso disse que a época está a ser preparada pela estrutura vitoriana e que o próximo treinador deverá ser conhecido na próxima semana. Não admitiu Rui Borges, atual técnico do Moreirense, como a opção. No entanto, o presidente da direção do VSC salvaguardou querer “alguém ao leme que queira o Vitória SC”, e que “possa ficar mais tempo” no clube, conferindo-lhe maior estabilidade.
Rui Cunha vai assumir a equipa principal do Vitória no último jogo do campeonato, no próximo sábado, dia 18 de maio, frente ao Arouca.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 24, 2025
“Considerando que é um projeto estratégico e prioritário para o concelho, o conjunto de informações que vêm sendo disponibilizadas de forma avulsa, não contribui para o total e bom esclarecimento dos vimaranenses”, disse o vereador do PSD, Ricardo Araújo.
Março 24, 2025
O Teatro Jordão será palco de uma conferência sobre competitividade e inovação empresarial, no próximo dia 27 de março, às 17h00. Sob o tema "Novos Tempos, Novos Desafios, Mais Competitividade", o evento reunirá especialistas e líderes de diferentes áreas para discutir os desafios e oportunidades num cenário económico em constante evolução.
Março 24, 2025
“O aumento da pedonalização do centro da cidade é fundamental para devolver a cidade aos cidadãos, e para o comércio local”. Quem o diz é Domingos Bragança.