Amadeu Portilha manifesta apoio a Ricardo Costa: “É tempo de mudar”

Amadeu Portilha, socialista e atual presidente da direção da cooperativa municipal Tempo Livre, veio a público expressar o seu apoio a Ricardo Costa, candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Guimarães, através de um artigo de opinião intitulado “É tempo de mudar”.

© Afirmar Guimarães

No texto, Amadeu Portilha, que foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães entre 2013 e 2017, Vereador entre 2009 e 2013 e Adjunto do Presidente da Câmara entre 1990 e 2001, defende que o concelho está “à beira de um novo ciclo político” e que Ricardo Costa representa a liderança forte e ambiciosa de que Guimarães precisa.

“No próximo domingo, depois de apurado o resultado das eleições autárquicas em Guimarães, nada ficará como dantes. Santa Clara vai acolher novos protagonistas, novas formas de estar e de fazer política municipal e, estou convicto, Guimarães sairá a ganhar”, escreve o dirigente.

Fazendo uma retrospetiva da sua ligação ao partido e à política local, Portilha sublinha a importância de líderes “com inteligência e carisma para criar uma força coletiva poderosa e imparável”. O antigo autarca recorda também o momento em que decidiu apoiar Ricardo Costa, referindo que o fez “convicto de estar a tomar a decisão certa”.

“Conheci o Ricardo Costa em 2013, quando iniciámos em Guimarães um novo ciclo de governação socialista, depois de seis mandatos sob a impressiva liderança de António Magalhães. A sua integração na lista de Domingos Bragança suscitou dúvidas. Não pela sua competência profissional ou pelos seus atributos pessoais, mas porque vinha de uma derrota para a Junta de Freguesia de Caldelas em 2009, quando ninguém se queria opor a um segundo mandato de um Presidente do PSD, aquele onde geralmente os níveis de aceitação estão em alta”.

No artigo, Amadeu Portilha destaca a resiliência política de Ricardo Costa, apontando também a “inusitada exclusão da lista da Câmara em 2021, ou quando perdeu as eleições para a Distrital do PS em 2020, num processo que dava para escrever um livro de aventuras, traições e desavenças. O que o define e o destaca dos demais não é a forma como caiu, mas sim a elegância como se levantou”, afirma.

“Ricardo Costa levantou-se sempre com uma força redobrada, somando amigos e admiradores pela sua capacidade de sentir e viver a política e Guimarães de uma forma diferente.”

O ex-vice-presidente acredita que uma vitória de Ricardo Costa nas eleições autárquicas deste domingo representará uma mudança necessária para o concelho, dentro da continuidade do projeto socialista que há décadas governa Guimarães.

“Ganhando as eleições no domingo, Guimarães vai mudar. E Guimarães necessita dessa mudança para construir um futuro feito de ambição e de projetos distintivos”, conclui Amadeu Portilha, reforçando: “Sim, é tempo de mudar. Com Ricardo Costa isso será como o ar que respiramos.”

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS