Ambiente e Sustentabilidade são prioridades de Ricardo Araújo para Guimarães
O candidato da coligação "Juntos por Guimarães" à presidência da Câmara Municipal, Ricardo Araújo, iniciou a construção do seu programa eleitoral com enfoque nas áreas do ambiente e da sustentabilidade, que considera pilares fundamentais para o futuro do concelho.

© Mais Guimarães
Ao dedicar os primeiros dias do Programa Eleitoral Aberto a esta temática, o candidato quis deixar “um claro sinal político sobre a centralidade que pretende dar a estas matérias no seu projeto autárquico”.
“Quero construir o melhor ambiente e sustentabilidade do nosso território com e para os nossos cidadãos, sempre de olhos postos na melhoria da sua qualidade de vida”, afirmou Ricardo Araújo, defendendo que “as políticas públicas devem assentar numa lógica de participação e corresponsabilização da sociedade civil”. Sublinhou ainda que “a sustentabilidade deve ser encarada como um eixo transversal da governação municipal, tendo em vista a concretização da ambição de Guimarães enquanto Capital Verde Europeia em 2026”.
Neste contexto, Ricardo Araújo realizou um conjunto de visitas institucionais e reuniões técnicas com entidades municipais com responsabilidade direta na área ambiental, nomeadamente a Vitrus Ambiente, a Vimágua, o Laboratório da Paisagem e a Estrutura de Missão da Capital Verde Europeia. O objetivo, segundo o candidato, foi aprofundar o conhecimento sobre os desafios e potencialidades existentes e reforçar o compromisso político com a defesa do ambiente e da sustentabilidade. “Estas estruturas são fundamentais para assegurar a qualidade de vida ambiental, através da gestão de resíduos, da higiene urbana, da água e saneamento, e na projeção de Guimarães como referência internacional em sustentabilidade”, sublinhou.
Como sinal do peso político que pretende atribuir a esta área, Ricardo Araújo compromete-se, caso venha a ser eleito presidente da Câmara Municipal, a assumir diretamente a coordenação da pasta da Capital Verde Europeia, em articulação com a área da economia, que também ficará sob sua alçada.
O Programa Eleitoral Aberto lançado pela coligação “Juntos por Guimarães” pretende marcar a diferença relativamente aos modelos tradicionais de elaboração programática, promovendo uma abordagem participativa e contínua. Para além das semanas temáticas, que arrancaram com o tema do Ambiente e Sustentabilidade, estão também previstas plataformas digitais que permitem aos cidadãos submeter propostas de forma simples e acessível.
A coordenação da elaboração do programa está a cargo de uma equipa multidisciplinar composta por Tiago Laranjeiro, deputado municipal e economista, Esser Jorge Silva, sociólogo e doutorado em Ciências da Comunicação, e Vânia Dias da Silva, vereadora e professora universitária.