André Coelho Lima não consta da lista de indicados para deputados pelo PSD Guimarães
O nome avançado é Ricardo Araújo e a decisão pode significar o fim da estabilidade interna e desencadear uma cisão entre os sociais-democratas.
O nome do líder da concelhia do PSD, Ricardo Araújo, foi o indicado na reunião da Comissão Política, que se realizou na passada terça-feira, para encabeçar a lista dos candidatos propostos para deputados, nas eleições legislativas de março próximo. A indicação de Ricardo Araújo, que também já se assumiu como candidato a presidente da Câmara, nas autárquicas de 2025, pode provocar uma divisão no PSD, uma vez que, ao excluir André Coelho Lima das indicações locais, deixa o atual deputado (vice-presidente do PSD, no tempo de Rui Rio) dependente de uma nomeação nacional que pode não acontecer.
Os membros da Comissão Política mais próximos de André Coelho Lima terão sido surpreendidos pela indicação do nome de Ricardo Araújo, principalmente por ter havido um contacto entre o presidente da concelhia e o deputado, no sentido de avaliar a sua disponibilidade. Estes elementos estavam convencidos, à entrada para a reunião, que a solução que ia ser discutida passava pela indicação de André Coelho Lima em primeiro lugar e que Ricardo Araújo seguiria em segundo lugar na lista. Nesta situação, no caso de André Coelho Lima ser indicado pela direção nacional do partido, Ricardo Araújo subiria a número um local e o PSD Guimarães poderia eleger dois deputados.
A reunião, contudo, tomou outro caminho, e o nome que emergiu foi o de Ricardo Araújo, com um apoio alargado, mas não unânime. O segundo indicado é o vereador Eduardo Fernandes e o último nome da lista é Ana Teixeira. O consenso, todavia, é quebrado pelos membros mais próximos de André Coelho Lima. Uns de forma mais explícita, caso de Isabel Sousa, outros de forma mais velada, mas que se pode vir a materializar nos próximos dias, revelam desconforto com esta decisão.
Dar visibilidade ao candidato à Câmara
Os partidários de Ricardo Araújo defendem que esta é a melhor solução para dar visibilidade ao candidato à Câmara de Guimarães. Para os membros da Comissão Política mais próximos de Ricardo Araújo, o deputado André Coelho Lima é uma figura nacional, que já foi cabeça de lista distrital em duas eleições e que, portanto, deve ser arrolado pelo PSD nacional. A participação na campanha para as legislativas e uma potencial eleição como deputado, para Ricardo Araújo, seriam uma rampa de lançamento para o “assalto” ao Convento de Santa Clara, em 2025.
Alguém próximo de André Coelho Lima classifica esta avaliação como “um elogio envenenado”. A ideia subjacente a esta frase é que André Coelho Lima é enaltecido como uma figura nacional, mas depois não é indicado pelas estruturas locais, sabendo-se que Luís Montenegro pode não o incluir nas listas, uma vez que ele é um dos rostos da oposição interna ao atual líder. “Se André Coelho Lima não for incluído nas lista nacionais, quando Ricardo Araújo deixar o lugar de deputado para concorrer às autárquicas, Guimarães fica sem nenhum deputado”, aponta um militante do PSD, próximo do deputado.
Os descontentes estão a alinhar estratégias e nos próximos dias deve haver reações a esta decisão de indicação, mas pode-se dar como certo que a paz no PSD Guimarães terminou na terça-feira à noite. Ricardo Araújo lembra que se tratou de “uma decisão colegial e amplamente consensual da Comissão Política”. O líder da concelhia social-democrata não confirma os contactos com André Coelho Lima, nem quer fazer mais comentários sobre o assunto porque acha “que este ainda não é o tempo certo”. Contactado pelo Mais Guimarães, André Coelho Lima não quis fazer qualquer comentário sobre estes factos.
©️ Rui Dias
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
O médico vimaranense Hélder Pereira foi eleito presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT),durante o congresso que decorreu em Viana do Castelo.
Outubro 14, 2024
Próxima reunião do Conselho Municipal está agendada para 19 de Outubro, na Biblioteca Municipal Raul Brandão.
Outubro 14, 2024
Atendendo à previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que aponta para precipitação e vento forte nesta terça e quarta-feira, 15 e 16 de outubro, o serviço Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave alerta a população para alguns cuidados a ter durante este período.