André Coelho Lima não consta da lista de indicados para deputados pelo PSD Guimarães

O nome avançado é Ricardo Araújo e a decisão pode significar o fim da estabilidade interna e desencadear uma cisão entre os sociais-democratas.

©️ Ricardo Carvalho / Mais Guimarães

O nome do líder da concelhia do PSD, Ricardo Araújo, foi o indicado na reunião da Comissão Política, que se realizou na passada terça-feira, para encabeçar a lista dos candidatos propostos para deputados, nas eleições legislativas de março próximo. A indicação de Ricardo Araújo, que também já se assumiu como candidato a presidente da Câmara, nas autárquicas de 2025, pode provocar uma divisão no PSD, uma vez que, ao excluir André Coelho Lima das indicações locais, deixa o atual deputado (vice-presidente do PSD, no tempo de Rui Rio) dependente de uma nomeação nacional que pode não acontecer.

©️ João Bastos / Mais Guimarães

Os membros da Comissão Política mais próximos de André Coelho Lima terão sido surpreendidos pela indicação do nome de Ricardo Araújo, principalmente por ter havido um contacto entre o presidente da concelhia e o deputado, no sentido de avaliar a sua disponibilidade. Estes elementos estavam convencidos, à entrada para a reunião, que a solução que ia ser discutida passava pela indicação de André Coelho Lima em primeiro lugar e que Ricardo Araújo seguiria em segundo lugar na lista. Nesta situação, no caso de André Coelho Lima ser indicado pela direção nacional do partido, Ricardo Araújo subiria a número um local e o PSD Guimarães poderia eleger dois deputados.

A reunião, contudo, tomou outro caminho, e o nome que emergiu foi o de Ricardo Araújo, com um apoio alargado, mas não unânime. O segundo indicado é o vereador Eduardo Fernandes e o último nome da lista é Ana Teixeira. O consenso, todavia, é quebrado pelos membros mais próximos de André Coelho Lima. Uns de forma mais explícita, caso de Isabel Sousa, outros de forma mais velada, mas que se pode vir a materializar nos próximos dias, revelam desconforto com esta decisão.

Dar visibilidade ao candidato à Câmara

Os partidários de Ricardo Araújo defendem que esta é a melhor solução para dar visibilidade ao candidato à Câmara de Guimarães. Para os membros da Comissão Política mais próximos de Ricardo Araújo, o deputado André Coelho Lima é uma figura nacional, que já foi cabeça de lista distrital em duas eleições e que, portanto, deve ser arrolado pelo PSD nacional. A participação na campanha para as legislativas e uma potencial eleição como deputado, para Ricardo Araújo, seriam uma rampa de lançamento para o “assalto” ao Convento de Santa Clara, em 2025.

©️ PSD Guimarães

Alguém próximo de André Coelho Lima classifica esta avaliação como “um elogio envenenado”. A ideia subjacente a esta frase é que André Coelho Lima é enaltecido como uma figura nacional, mas depois não é indicado pelas estruturas locais, sabendo-se que Luís Montenegro pode não o incluir nas listas, uma vez que ele é um dos rostos da oposição interna ao atual líder. “Se André Coelho Lima não for incluído nas lista nacionais, quando Ricardo Araújo deixar o lugar de deputado para concorrer às autárquicas, Guimarães fica sem nenhum deputado”, aponta um militante do PSD, próximo do deputado.

Os descontentes estão a alinhar estratégias e nos próximos dias deve haver reações a esta decisão de indicação, mas pode-se dar como certo que a paz no PSD Guimarães terminou na terça-feira à noite. Ricardo Araújo lembra que se tratou de “uma decisão colegial e amplamente consensual da Comissão Política”. O líder da concelhia social-democrata não confirma os contactos com André Coelho Lima, nem quer fazer mais comentários sobre o assunto porque acha “que este ainda não é o tempo certo”. Contactado pelo Mais Guimarães, André Coelho Lima não quis fazer qualquer comentário sobre estes factos.

©️ Rui Dias

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES