António Jorge Gonçalves vence o Grande Prémio BIG 2025

A abertura da 5.ª edição da BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães, que decorreu este sábado, 25 de outubro, ficou marcada pelo anúncio dos vencedores do Prémio Nacional BIG 2025.

© Miguel Estima

O Grande Prémio BIG, no valor de 5.000 euros, foi atribuído a António Jorge Gonçalves, enquanto o Prémio BIG Revelação, de 1.000 euros, distinguiu António José Lopes. Já os Prémios BIG Aquisição, no valor de 500 euros cada, foram entregues a André Carrilho, Catarina Sobral, Isabel Baraona, João Vaz de Carvalho e Maria Remédio. O Prémio Carreira BIG 2025, no montante de 10.000 euros, foi atribuído à ilustradora Cristina Sampaio, galardão que havia sido previamente anunciado.

No total, foram atribuídos sete prémios, num montante global de 8.500 euros, destinados a reconhecer artistas que desenvolvem trabalho nas áreas da ilustração de imprensa, livros e cartazes culturais.

O júri, composto por Emílio Remelhe, Madalena Matoso (vencedora em 2023) e Rudolfo da Silva, destacou, relativamente ao trabalho vencedor de António Jorge Gonçalves, “a qualidade gráfica do trabalho apresentado, reveladora da consistência da sua obra, nomeadamente na desconstrução temática e formal, na diversidade de conteúdo narrativo, na economia de meios e na síntese da composição”. O júri sublinhou ainda “o impacto da sua produção, os recursos retóricos e a consequente coerência discursiva”. Quanto ao Prémio BIG Revelação, o júri justificou a escolha de António José Lopes “pela carga expressiva, pelo diálogo entre diferentes recursos técnicos e narrativos e pela capacidade de despertar curiosidade e expetativas sobre o trabalho futuro”.

Os cinco Prémios BIG Aquisição foram atribuídos com o objetivo de reforçar o acervo municipal de ilustração portuguesa contemporânea, assegurando a diversidade de repertórios e linguagens. Face à elevada qualidade dos trabalhos apresentados, o júri optou por distinguir autores ainda não representados no acervo. As obras premiadas estão atualmente em exposição no Palácio Vila Flor, em Guimarães.

Promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, o Prémio Nacional BIG pretende valorizar o papel dos ilustradores no panorama cultural e artístico nacional, abrangendo áreas que vão da edição de livros e revistas à criação para meios digitais e novas tecnologias.

A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), contando com a presença dos membros do júri e dos artistas concorrentes. O Prémio Carreira BIG 2025 distinguiu Cristina Sampaio, reconhecendo “a grande qualidade artística, criatividade e inovação” da sua obra no campo da ilustração. O prémio, no valor de 10.000 euros, será acompanhado por uma exposição retrospetiva dos seus trabalhos mais emblemáticos, patente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) até 31 de dezembro.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS