António Jorge Gonçalves vence o Grande Prémio BIG 2025
A abertura da 5.ª edição da BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães, que decorreu este sábado, 25 de outubro, ficou marcada pelo anúncio dos vencedores do Prémio Nacional BIG 2025.

© Miguel Estima
O Grande Prémio BIG, no valor de 5.000 euros, foi atribuído a António Jorge Gonçalves, enquanto o Prémio BIG Revelação, de 1.000 euros, distinguiu António José Lopes. Já os Prémios BIG Aquisição, no valor de 500 euros cada, foram entregues a André Carrilho, Catarina Sobral, Isabel Baraona, João Vaz de Carvalho e Maria Remédio. O Prémio Carreira BIG 2025, no montante de 10.000 euros, foi atribuído à ilustradora Cristina Sampaio, galardão que havia sido previamente anunciado.
No total, foram atribuídos sete prémios, num montante global de 8.500 euros, destinados a reconhecer artistas que desenvolvem trabalho nas áreas da ilustração de imprensa, livros e cartazes culturais.
O júri, composto por Emílio Remelhe, Madalena Matoso (vencedora em 2023) e Rudolfo da Silva, destacou, relativamente ao trabalho vencedor de António Jorge Gonçalves, “a qualidade gráfica do trabalho apresentado, reveladora da consistência da sua obra, nomeadamente na desconstrução temática e formal, na diversidade de conteúdo narrativo, na economia de meios e na síntese da composição”. O júri sublinhou ainda “o impacto da sua produção, os recursos retóricos e a consequente coerência discursiva”. Quanto ao Prémio BIG Revelação, o júri justificou a escolha de António José Lopes “pela carga expressiva, pelo diálogo entre diferentes recursos técnicos e narrativos e pela capacidade de despertar curiosidade e expetativas sobre o trabalho futuro”.
Os cinco Prémios BIG Aquisição foram atribuídos com o objetivo de reforçar o acervo municipal de ilustração portuguesa contemporânea, assegurando a diversidade de repertórios e linguagens. Face à elevada qualidade dos trabalhos apresentados, o júri optou por distinguir autores ainda não representados no acervo. As obras premiadas estão atualmente em exposição no Palácio Vila Flor, em Guimarães.
Promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, o Prémio Nacional BIG pretende valorizar o papel dos ilustradores no panorama cultural e artístico nacional, abrangendo áreas que vão da edição de livros e revistas à criação para meios digitais e novas tecnologias.
A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), contando com a presença dos membros do júri e dos artistas concorrentes. O Prémio Carreira BIG 2025 distinguiu Cristina Sampaio, reconhecendo “a grande qualidade artística, criatividade e inovação” da sua obra no campo da ilustração. O prémio, no valor de 10.000 euros, será acompanhado por uma exposição retrospetiva dos seus trabalhos mais emblemáticos, patente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) até 31 de dezembro.





