“Ao grande poeta Guerra Junqueiro” em exposição na Sociedade Martins Sarmento
Até 16 de março.

sociedade-martins-sarmento-Barra-+G-10-anos
Até 16 de março, a Sociedade Martins Sarmento recebe a exposição “Ao grande poeta Guerra Junqueiro”, que assinala o nascimento de Raul Brandão, a 12 de março. A exposição poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

Guerra Junqueiro nasceu em 1850, em Freixo de Espada à Cinta, tendo-se formado em Direito, na Universidade de Coimbra, cidade onde conviveu com diversas personalidades da vida literária da época, algumas das quais figuras incontornáveis da história e da literatura portuguesa – “Geração de 70” –.
Junqueiro foi político, deputado, jornalista, prosador e poeta, sendo considerado pelos investigadores como um dos mais importantes escritores do Realismo português. A obra literária de Guerra Junqueiro, para além das expressões de caracter lírico, aborda assuntos de natureza social e moral e reflete as perceções e posições do escritor quanto à situação social e política da sociedade portuguesa da sua época, tendo contribuído para o ambiente revolucionário que levou à implantação da República.
Admirado por diversas personalidades, nacionais e internacionais, Guerra Junqueiro deixou uma marca indelével na cultura portuguesa, tendo influenciado várias gerações de pensadores e escritores. Raul Brandão, a quem o poeta escreveu a carta-prefácio da obra “Os pobres” (1906), dedicou-lhe o livro “A farsa” e nas suas “Memórias” lembra o homem, o poeta e o político que foi Guerra Junqueiro, considerado por alguns da sua geração, como o maior Poeta Social Português do séc. XIX.
Importante figura do pensamento e da cultura portuguesas da segunda metade do séc. XIX e início do séc. XX, Guerra Junqueiro faleceu no dia 7 de Julho de 1923. Em 1966, o escritor que em 1920 fora agraciado com o grau da Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, foi trasladado para o Panteão Nacional, espaço de memória e homenagem às mais destacadas personalidades da história e da cultura portuguesa.





