Apresentação da Comissão Científica dos 900 anos da Batalha de S. Mamede inicia programa do Dia Um de Portugal
Dentro de cinco anos completar-se-ão os 900 anos da Batalha de S. Mamede, acontecimento maior na História de Portugal.
Dentro de cinco anos completar-se-ão os 900 anos da Batalha de S. Mamede, acontecimento maior na História de Portugal. A Câmara Municipal de Guimarães, “ciente de que a data não pode deixar de ser condignamente assinalada”, entendeu criar um programa de eventos que, arrancando já neste ano de 2023, culminarão em 2028, prolongando-se, depois, até 2030.
Na reunião de Câmara desta quinta-feira, será então apresentada a Comissão Científica dos 900 anos da Batalha de S. Mamede, “que terá por missão ajudar a definir o perfil das Comemorações Nacionais de 1128, nomeadamente na sua dimensão científica”.
Para seu presidente honorário, foi convidado José Mattoso, autor de uma obra incontornável para a compreensão da Idade Média portuguesa, muito em particular sobre a formação de Portugal e o conhecimento da figura do nosso primeiro monarca, D. Afonso Henriques. Foram convidados para coordenadores da Comissão Científica Luís Carlos Amaral e Mário Jorge Barroca, da Universidade do Porto. A Comissão Científica será integrada, ainda, por um conjunto de individualidades, nacionais e estrangeiras, de diferentes quadrantes culturais, cuja constituição se submete à aprovação do executivo: Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Hermenegildo Fernandes, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria João Branco, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Leontina Ventura, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, José Viriato Capela, da Universidade do Minho, João Carlos Garcia, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Hermínia Vilar, da Universidade de Évora, Laura Castro, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa/Diretora Regional da Cultura do Norte, Manuel Luís Real, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Isabel Fernandes, diretora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães, Fernando López Alsina, da Universidad de Santiago de Compostela, Carlos de Ayala Martínez, da Universidad Autónoma de Madrid, António Barreto, sociólogo, José de Guimarães, artista plástico, e Paula Moura Pinheiro, jornalista.
A 23 de junho, será apresentado o livro “D. Afonso Henriques – Do sonho fiz Portugal”, de Júlio Borges (texto) e Nuno Alexandre Vieira (ilustração), na Biblioteca Municipal Raul Brandão. Às 18h00 será inaugurado o mural dedicado à Batalha de São Mamede, em Creixomil.
O dia 24 de junho, feriado municipal, começa com o hastear das bandeiras, no largo Cónego José Maria Gomes, seguindo-se a inauguração do Reperfilamento das ruas Padre António Caldas, Dona Constança de Noronha e Nossa Senhora da Penha, e a Reabilitação Energética dos Bairros Sociais de Urgezes, Azurém, Coradeiras e Mataduços. às 17h00, decorrerá uma Missa Solene, na Igreja da Oliveira.
Depois da deposição de coroa de flores, na Estátua de D. Afonso Henriques, decorrerá a Sessão Solene, no Campo de São Mamede, com Aposição de Medalhas Municipais. De acordo com a proposta que será votada na reunião de Câmara desta quinta-feira, serão entregues seis medalhas:
- Medalha Municipal de Mérito Social – António Monteiro de Castro
- Medalha Municipal de Mérito Cultural – António Amaro das Neves
- Medalha Municipal de Mérito Cívico – António Lourenço
- Medalha Municipal de Mérito Empresarial – José Neves
- Medalha Municipal de Mérito Educativo – Maria de Jesus Carvalho
- Medalha Municipal de Mérito Cultural – Manuela Alcântara
No dia seguinte, será inaugurada a reabilitação do Castro de Sabroso, a horta pedagógica de Urgezes, o Parque Desportivo da Corredoura e a ampliação do cemitério de Pevidém.
Ainda dentro das comemorações do 24 de junho, a 1 de julho, será inaugurada a requalificação do Tardoz do Centro Comercial Vila.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
O Vitória SC comunicou, esta segunda-feira, uma configuração às modalidades do clube.
Outubro 15, 2024
Escola EB 2,3 tem financiamento garantido, centro cívico avança e Domingos Bragança quer projeto da Academia de Transformação Digital pronto até ao fim do ano.
Outubro 15, 2024
O Município de Guimarães iniciou obras de pavimentação em duas áreas do concelho, com o objetivo de melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária.