Aprovado Plano Municipal de Cultura que vai orientar Guimarães até 2032
O Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032 (PEMC.GUI2032), foi aprovado, por unanimidade, na última reunião do Executivo.
A oposição aprovou, no entanto, deixou um reparo relacionado com o “timing” da apresentação. “O plano está bem elaborado, a Cultura é uma marca identitária de Guimarães, com momento alto em 2012, e não deve deixar de ser uma das principais prioridades do Município. A única coisa que estranhamos foi o “timing” desta Plano, que deve [entrar em vigor] com o início do próximo mandato”, referiu o vereador da coligação “Juntos por Guimarães”.
O PEMC.GUI2032 é desenvolvido em parceria com o PolObs, da Universidade do Minho, foi submetido à apreciação da Câmara.
Um documento orientador que reflete sobre o legado de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura e que projeta estratégias para o futuro, com foco no desenvolvimento do tecido cultural, participação comunitária e ampliação do acesso à cultura.
“O PEMC.GUI2032 é o resultado de um processo profundo de reflexão coletiva e um passo essencial para preparar Guimarães para os desafios da próxima década”, disse o vereador Paulo Lopes Silva, acrescentado que o plano “reforça o compromisso com uma política cultural que coloca as pessoas no centro e valoriza o património, os criadores e as comunidades”.
A autarquia avança que, para a elaboração do Plano foram ouvidos 696 cidadãos, e envolvidos 50 agentes culturais locais que participaram no laboratório cidadão 2CN-CLab: Cultura Guimarães 2032. Entre 15 de março e 14 de abril deste ano, o plano esteve disponível para consulta pública no website do Município, permitindo à população contribuir com sugestões.
O plano, que agora segue para votação na Assembleia Municipal, baseia-se em princípios de gestão cultural inovadora e colaborativa, alinhando-se com experiências internacionais como o Sistema Nacional de Cultura do Brasil e a Federação Espanhola de Municípios e Províncias.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 20, 2024
Inserida numa estratégia de crescimento e solidificação da marca, e de aproximação ao cliente, a MOOD imobiliária inaugurou na tarde desta sexta-feira, dia 20 de dezembro, o seu novo espaço na Rua de Santo António, em Guimarães.
Dezembro 20, 2024
A Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano volta a receber os mais carenciados na Ceia de Natal, na noite de terça-feira, dia 24 de dezembro.
Dezembro 20, 2024
O cartaz foi divulgado pela Câmara Municipal de Guimarães, e tal como avançou, o Mais Guimarães, confirmam-se Os Azeitonas e a DJ Ana Isabel Arroja no Largo do Toural, na viragem do ano.