AQUI VIVEMOS…

Por Paulo Silva,

Presidente da Junta de Freguesia

Guardizela tem cerca de 3,98 km² de área e aproximadamente 2 474 habitantes, situa-se entre Guimarães , Famalicão e, Vizela e Santo Tirso, fazendo fronteira com as vilas de Riba de Ave, Lordelo, Moreira de Cónegos e Gandarela. Guardizela está no meio de um vale o que faz com que a sua altitude seja baixa. As principais vias de acesso são a estrada Nacional 105, que liga Santo Tirso a Guimarães, a estrada Nacional 310 que liga Guimarães a Riba de Ave, a V.I.M. que liga Joane a Vizela e a A7 que liga Famalicão a Guimarães.

Os principais setores de produção são a indústria têxtil, agricultura e comércio. Possui duas zonas industriais de destaque Pombais e Parque Industrial de Guardizela. Esta freguesia fronteiriça do concelho tem como principais referências históricas da freguesia a Igreja de Santa Maria de Guardizela, a Capela de Santa Luzia e as Casas Senhoriais Freixieiro, Coteães, Carvalhal, Souto e Pinheiro.

Guardizela teve nas últimas décadas um desenvolvimento substancial em variadas áreas. A vertente desportiva e recreativa que serve crianças, jovens, adultos e idosos em parceria com a UCDR de Guardizela tem infra-estruturas que permitem a prática de futebol, ténis, padel, petanca e golf num parque desportivo com condições únicas no concelho para a realização de algumas destas modalidades.

Como Eco-freguesia, Guardizela e as suas instituições, mantém as responsabilidades de cariz ambiental e os projetos da Brigada Verde como a manutenção dos espaços verdes e a criação de novos, caminhos pedonais na zona de Coteães, Devesa e Fontainhas.

Os problemas de raiz social diminuíram drasticamente apos o surgimento do Centro Social de Guardizela que abrange as faixas etárias mais fragilizadas da população que são as crianças e idosos. Esta instituição possui as valências de berçário, creche, pré-escolar, ATL, centro de dia, lar de idosos e apoio domiciliário e universidade sénior. Abrange a freguesia e toda a zona sul do concelho que a ela recorre.

Sendo um povo de tradição religiosa, as principais festividades são as de S. Sebastião, Sra, do Rosário e Santa Luzia, sendo que está neste momento em fase de execução, arranjo urbanístico da área envolvente a Capela de Santa Luzia e inclusão de uma Casa Mortuária que servirá a população.

A freguesia promove várias actividades socio-culturais e recreativas com destaque para o Grupo de Cavaquinhos de Guardizela. A População tem ainda no decorrer do ano, a possibilidade de participar em inúmeras iniciativas como reisadas, caminhadas, semana da saúde, Festa da Freguesia, entre outras.

Saliento aqui o envolvimento de Agrupamento de Escuteiros de Guardizela e da Associação de Pais da Escola EB/JI de Guardizela na dinamização desta comunidade.

Aqui nos enraizamos a esta terra e gente, mas sabendo que temos de acompanhar a evolução do tempo e os desafios que ele nos lança. Aqui nascemos, aqui crescemos, aqui vivemos!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?