Segundo notícia a TVI, o Vaticano está a fazer uma investigação à organização “Os Arautos do Evangelho”. A organização, que tem sede em São Paulo, no Brasil, está presente em Lisboa e Guimarães, onde tem um colégio, na freguesia de Santiago de Candoso.
Trata-se de um grupo em que predomina a disciplina férrea e com hábitos próprios de um catolicismo conservador. O movimento, presente em vários países, está no radar da Santa Sé, depois de várias denúncias de abusos sexuais, castigos e exorcismos, no Brasil.
A TVI confirmou junto do Vaticano as suspeitas levaram a Santa Sé a criar uma comissão que, pelo menos desde 2019, está a investigar “Os Arautos do Evangelho”, incluindo um ramo desta organização católica que existe em Portugal.
No Brasil, o Ministério Público de São Paulo está a investigar denúncias de pessoas que faziam parte dos Arautos do Evangelho e viveram em instituições geridas por este grupo católico.
Em causa cerca de 40 queixas por humilhação, assédio e até tortura, dentro da sede, um colégio que é um verdadeiro castelo no meio de uma serra em São Paulo.
Isto acontece numa altura em que o papa Francisco proibiu a celebração de missas em latim e as celebrações de costas para os fiéis, rituais próprios de grupos conservadores.