Arautos do Evangelho negam que estejam a ser investigados em Portugal
Em Guimarães, a organização religiosa está sediada em Candoso S.Tiago, onde possui um colégio.

Os Arautos do Evangelho, que em Guimarães estão sediados em Candoso S.Tiago, afirmam, em resposta enviada ao Mais Guimarães, que “nem os Arautos do Evangelho, e tampouco o colégio em Guimarães estão a ser alvo de qualquer inquérito ou investigação por parte de algum órgão público de Portugal”.

Dizem também nessa nota que, na reportagem emitida na passada quinta-feira, dia 22 de julho, pela TVI, em que é referido que os Arautos estão a ser investigados pelo Vaticano em Portugal, também não ser “pois não existe tal investigação em curso, como pode ser comprovado junto à Nunciatura Apostólica, que é o órgão representativo da Santa Sé em Portugal”.
Na notícia da TVI, o Vaticano está a fazer uma investigação à organização religiosa que tem sede em São Paulo, no Brasil, e em Portugal está presente em Lisboa e Guimarães.
O movimento, presente também noutros países, estaria no radar da Santa Sé, depois de várias denúncias de abusos sexuais, castigos e exorcismos, no Brasil. Na reportagem, a TVI diz ter confirmado junto do Vaticano as suspeitas que levaram a Santa Sé a criar uma comissão que, pelo menos desde 2019, está a investigar os Arautos do Evangelho, incluindo um ramo desta organização católica que existe em Portugal.
No Brasil, o Ministério Público de São Paulo está a investigar denúncias de pessoas que faziam parte dos Arautos do Evangelho e viveram em instituições geridas por este grupo católico. Em causa cerca de 40 queixas por humilhação, assédio e até tortura, dentro da sede, um colégio que é um verdadeiro castelo no meio de uma serra em São Paulo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 29, 2025
Inicialmente, tal como foi noticiado, a oficialização ia acontecer esta segunda-feira, dia 28.
Abril 29, 2025
A Câmara pretende expandir a instalação de painéis solares e investir em baterias mais eficientes, que permitam acumular energia para utilização em situações de emergência.
Abril 29, 2025
Numa reunião extraordinária realizada esta segunda-feira, 28 de abril, o Executivo Municipal de Guimarães apresentou os projetos estruturantes para o futuro da mobilidade no concelho. O grande destaque vai para o sistema de transporte público coletivo em via dedicada, com aposta firme no MetroBus (BRT – Bus Rapid Transit), apontado como solução viável e sustentável.