Área Dedicada à Covid-19 no Centro de Saúde da Amorosa

© Mais Guimarães

A partir deste sábado, o Centro de Saúde da Amorosa passa a ter uma Área Dedicada para avaliação e tratamento de doentes infetados com a Covid-19. A criação da ADC-Comunidade resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave e a Câmara Municipal de Guimarães. O Centro de Saúde da Amorosa não atende apenas vimaranenses: também os casos suspeitos de Vizela serão encaminhados para esta ADC.

Assim, passam a existir apenas dois tipos de unidades nos cuidados de saúde primários para dar efeito ao cuidado personalizado à população. As ADC atendem apenas utentes com queixas respiratórias ou febre. Já as Áreas Não Dedicadas respondem por todos os serviços mínimos, “onde se inclui também a receção de altas hospitalares, exceto as doenças respiratórias agudas ou agudizadas ou febre”.

A ADC-Comunidade procurará dar resposta a pessoas com suspeita de infeção, identificará doentes com indicação para tratamento domiciliário e doentes com indicação para avaliação médica nas Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários. Também identificará “potenciais doentes com indicação para avaliação médica nas Áreas Dedicadas COVID-19 nos Serviços de Urgência”, informa comunicado da Câmara Municipal.

“Esta medida resulta da reorganização dos recursos humanos e materiais afetados à prestação de cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para dar resposta à avaliação e tratamento dos doentes”, lê-se ainda.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?