“Arquivo de Espectadores” apresentado no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
Projeto de investigação colaborativa propõe um olhar sobre a memória do Teatro Jordão a partir do ponto de vista dos espectadores.

Na sexta-feira, 21 de março, às 18h00, o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta acolhe a apresentação do “Arquivo de Espectadores”, um projeto de investigação colaborativa e de ciência cidadã, desenvolvido por Manuela Ferreira, no âmbito das Bolsas de Investigação do IMPACTA, com o apoio do Município de Guimarães.
O projeto tem como objetivo estudar, organizar e disseminar o património histórico e cultural do Teatro Jordão, através das memórias dos seus espectadores. “A iniciativa propõe um ponto de vista que reconhece o público como arquivo vivo, guardando e transmitindo a história do teatro e a sua relação com outras dimensões da cidade”.
Ao explorar a fruição artística para além do espaço físico do teatro, o “Arquivo de Espectadores” pretende abrir novas abordagens narrativas sobre a experiência cultural em Guimarães, cruzando-a com o contexto social e coletivo da cidade”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 29, 2025
Inicialmente, tal como foi noticiado, a oficialização ia acontecer esta segunda-feira, dia 28.
Abril 29, 2025
A Câmara pretende expandir a instalação de painéis solares e investir em baterias mais eficientes, que permitam acumular energia para utilização em situações de emergência.
Abril 29, 2025
Numa reunião extraordinária realizada esta segunda-feira, 28 de abril, o Executivo Municipal de Guimarães apresentou os projetos estruturantes para o futuro da mobilidade no concelho. O grande destaque vai para o sistema de transporte público coletivo em via dedicada, com aposta firme no MetroBus (BRT – Bus Rapid Transit), apontado como solução viável e sustentável.