Tradição e espírito estudantil voltam às ruas: começam as “Moinas” em Guimarães
Guimarães prepara-se para dar início, este sábado, 8 de novembro, às tradicionais “Moinas”, uma das atividades mais emblemáticas das Festas Nicolinas 2025. Como é habitual, o evento promete animar as ruas da cidade com convívio e o espírito estudantil característico das celebrações em honra de São Nicolau.

© Joana Meneses/ Mais Guimarães
As Moinas consistem em ensaios de toque e cortejo que, partindo organizados da Praça da Mumadona, percorrem várias ruas da cidade. O objetivo é a comparência a um lanche oferecido por uma família ou instituição vimaranense, num gesto simbólico de hospitalidade e tradição. O cortejo termina no Largo do Toural.
Em virtude desta tradição, o trânsito será condicionado em diversos arruamentos de Guimarães nos dias 8, 15 e 22 de novembro, a partir das 15h00, afetando igualmente zonas de estacionamento em várias áreas da cidade.
O percurso deste sábado tem início no Largo Condessa da Mumadona, seguindo pela Avenida Alberto Sampaio, Alameda de S. Dâmaso (norte), Largo do Toural, Alameda de S. Dâmaso (sul), Largo do Trovador, Rua de Couros, Largo da Cidade, Rua de Vila Verde, Rua Camilo Castelo Branco, Avenida D. João IV, Largo da República do Brasil, Rua S. Nicolau dos Estudantes, Rua Rei do Pegu, Rua Dr. José Sampaio, Rua Domingos Torcato Ribeiro, Rua Santa Marinha da Costa, Praceta Kaiserslautern, Rua Santa Marinha da Costa, Praceta Lions International, Rua Calouste Gulbenkian, Rua Almirante Gago Coutinho, Rua Professor Egas Moniz, Rua Calouste Gulbenkian, Praça Cidade de Igualada, Rua Dr. Carlos Malheiro Dias, Rua Dr. Roberto Carvalho, regressando ao Largo Condessa da Mumadona, Avenida Alberto Sampaio, Alameda de S. Dâmaso e Largo do Toural.
Durante a paragem na Rua Professor Egas Moniz, o trânsito estará interdito, sendo recomendadas rotas alternativas aos condutores.
As “Moinas” marcam o início da preparação para as celebrações nicolinas, um dos maiores símbolos da tradição estudantil vimaranense, que une gerações e dá vida à cidade ao longo de várias semanas. As Festas Nicolinas arrancam a 29 de novembro, este ano a um sábado, com o Cortejo do Pinheiro.





