Arrancou o processo de classificação da zona de Couros a Monumento Nacional
Abranger a zona de Couros e fixação da respetiva zona especial de proteção provisória (ZEPP).
A abertura do procedimento de ampliação da classificação do Centro Histórico de Guimarães, de forma a abranger a zona de Couros, e fixação da respetiva zona especial de proteção provisória (ZEPP), foi publicado na quinta-feira, 15 de abril, em Diário da República.
Trata-se de uma fase importante no processo da classificação da zona de Couros como Monumento Nacional, inscrição necessária para que seja bem sucedida a candidatura à UNESCO de alargamento do título de Património Cultural da Humanidade àquela zona da Cidade.
O despacho da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) resulta de uma proposta da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), consequência da candidatura do Município de Guimarães, e da sua inclusão na Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial da UNESCO desde 2016, determinando a ampliação da classificação do Centro Histórico de Guimarães, de forma a abranger a Zona de Couros (União das Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião e freguesias de Creixomil e Urgezes), e a fixação da respetiva zona especial de proteção provisória (ZEPP).
Domingos Bragança destaca a enorme importância da integração desta Zona de Couros no Património Histórico e Visível da Cidade, no denso investimento da Câmara, na sua regeneração, nomeadamente a requalificação do Teatro Jordão e Garagem Avenida, a reabilitação da antiga Fábrica Freitas & Fernandes, a aquisição para reabilitação da Fábrica do Arquinho, na Futura Escola Hotel a instalar na Quinta do Costeado, a construção do Parque de Estacionamento de Camões, e reabilitação da rua Dom João I e Caldeiroa com o objetivo central da ampliação da classificação do Centro Histórico de Guimarães.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.
Novembro 5, 2024
Guimarães prepara-se para acolher a II Mostra dos Caldos, Sopas e Papas nos dias 16 e 17 de novembro, na Cooperativa Agrícola de Guimarães, em Creixomil, um evento que irá aquecer o outono com sabores autênticos e promover a sustentabilidade.