ARS Norte cria linha para prestar apoio psicológico
Linha tem como objetivo promover a saúde mental e a obtenção de ganhos em saúde. Encaminhamento, se necessário, está garantido.
Linha tem como objetivo promover a saúde mental e a obtenção de ganhos em saúde. Encaminhamento, se necessário, está garantido.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte criou uma linha de apoio psicológico para profissionais da organismo e população da região Norte do país, devido à pandemia. O número 220 411 200 vai funcionar nos dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, entre as 08h00 e as 20h00, “como uma resposta complementar a outras linhas telefónicas existentes, a nível local e a nível nacional”, lê-se em comunicado.
“A Linha de Apoio Psicológico da ARS Norte tem como objetivo geral a promoção da saúde mental e a obtenção de ganhos em saúde, num momento de angústia e inquietação da nossa comunidade. Pretende-se disponibilizar cuidados psicológicos, criar um espaço de escuta ativa, de expressão emocional, facilitador de processos mais adaptativos; e ainda promover a resiliência psicológica e um maior bem-estar psíquico”, refere o comunicado.
No documento, lê-se ainda que a Linha de Apoio Psicológico da ARS Norte segue três pilares fundamentais. Está garantida a “aceitação incondicional do outro, respeitando o ritmo e a expressão livre das necessidades de quem procura o apoio, reforçando as vertentes da relação”, bem como a “escuta ativa e aconselhamento, integrando, se necessário, a disponibilização de informação adequada e adaptada aquele cidadão”. O terceiro pilar assegura “a a sinalização do utente, de modo a facilitar e agilizar o processo de encaminhamento e referenciação para os serviços regulares de saúde”.
Esta é uma iniciativa que junta os órgãos administrativos e organizativos da ARS Norte, a Unidade Local Saúde (ULS), a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) e os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), numa articulação com um grupo de psicólogos das entidade referidas, bem como de hospitais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
António Miguel Cardoso saudou a chegada de Daniel Sousa ao Vitória Sport Clube. O presidente dos conquistadores garantiu ao novo treinador que este passará a ter “um clube e uma cidade a lutar por ele” em todas as batalhas em que estiver envolvido.
Dezembro 26, 2024
Daniel Sousa foi apresentado por António Miguel Cardoso em conferência de imprensa nesta quinta-feira, 26 de dezembro, no auditório do estádio D. Afonso Henriques. O novo técnico da equipa principal assina um contrato de um ano e meio. Daniel Sousa já orientou a equipa no treino da tarde, de preparação para o último jogo do ano, no Algarve, frente ao Farense. O encontro está agendado para domingo pelas 15h30.
Dezembro 26, 2024
“Ficámos contentes por conseguir corresponder às expetativas das pessoas”, disse o presidente da Junta ao Mais Guimarães, referindo que, na realidade, “esta agregação, em termos de comunhão e partilha entre as pessoas, não existiu, não houve a verdadeira agregação entre os povos”. Tiago Rodrigues comentou a desagregação da sua União de Freguesias, que acontecerá nas próximas eleições autárquicas, em setembro ou outubro de 2025.