Árvore Europeia do Ano: Camélia-japoneira eleita para o quarto lugar

A Camélia-japoneira dos jardins centenários da Villa Margaridi, em Guimarães, ficou na quarta posição do concurso da Árvore Europeia do Ano.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

A árvore vimaranense reuniu 13.508 votos, pelo que alcançou o quarto lugar a nível europeu, ficando atrás da Polónia, França e Itália.

A árvore vencedora foi a “Coração do Jardim”, da Polónia, com 39.158 votos. Na segunda posição ficou a “Faia Chorosa de Bayeux”, na França, que juntou 24.807 votos, seguindo-se a “Oliveira Centenária de Luras”, na Itália, com 13.933 votos.

Recorde-se que a camélia-japoneira foi a representante portuguesa no concurso europeu depois de ser eleita a árvore portuguesa deste ano 2024. A árvore que se situa na cidade berço obteve 3.900 votos, superando o Sobreiro do Rei, localizado em Mafra, que teve 3.075 votos, e a Oliveira do Peso em Pedrógão, na Vidigueira, com 2.988.

Com cerca de 300 anos, seis metros de altura e seis de diâmetro, a árvore está localizada nos jardins centenários da Villa Margaridi, no centro de Guimarães. Esta camélia-japoneira integra um jardim histórico e exemplificativo da arte de topiária, que tem valor estético e biológico, e destaca-se pelos séculos de talhe cuidado que conduziram a um jogo de volumes, cores e formas geométricas monumentais.

A árvore está classificada como Interesse Público, juntamente com um conjunto arbóreo e mais dois exemplares isolados.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES