ASMAV assinala implantação da República com Marcha Republicana
A iniciativa decorre na noite de 4 para 5 de outubro e pretende reforçar valores como a liberdade, a democracia e a igualdade.

© DR
A Associação Artística Vimaranense (ASMAV) vai assinalar, mais uma vez, a implantação da República em Portugal, celebrada a 5 de outubro de 1910, com uma Marcha Republicana pelas ruas de Guimarães.
O percurso terá início às 23h00, junto à sede da ASMAV, descendo a Rua de Gil Vicente, com paragens simbólicas em locais históricos, incluindo a casa de Eduardo de Almeida e a de Mariano Felgueiras. A marcha passará pelo Toural, pelo Centro Histórico e terminará no Largo Cónego José Maria Gomes, em frente à Câmara Municipal de Guimarães, já na madrugada do dia 5, por volta das 00h30. O encerramento contará com discursos e momentos musicais.
Segundo Francisco Teixeira, presidente da direção da ASMAV, a marcha procura recordar o processo histórico que começou com a Revolução Liberal de 1820, passou pela implantação da República em 1910 e se consolidou com a Revolução dos Cravos, em 1974. Para o responsável, “é fundamental reafirmar o compromisso com uma República de mulheres e homens iguais, livres e comprometidos com a justiça social”.
A iniciativa contará com a participação da fanfarra dos escuteiros de Polvoreira, do grupo Musiké, de grupos de teatro e de cidadãos que, segundo a organização, pretendem manifestar publicamente a defesa da democracia.