Assembleia da República aprova voto de pesar por Fernando Conceição

O voto de pesar pela morte de Fernando Conceição foi proposto pelos deputados social-democratas vimaranenses, Ricardo Araújo e Emídio Guerreiro.

© Direitos Reservados

A proposta apresentada pelos deputados foi aprovada na sessão desta quinta-feira, dia 09 de maio, na Assembleia da República.

No voto de pesar, a AR expressa “o reconhecimento pelo legado e serviço público que Fernando Dias de Carvalho Conceição deixa ao país e a consternação pelo seu falecimento, através do presente voto de pesar, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências.”

Confira o voto de pesar apresentado e aprovado:

“Fernando Conceição nasceu em Braga, em 18 de abril de 1923, tendo falecido no passado dia 17 de abril, em vésperas de completar 101 anos de idade. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, pela Universidade de Lisboa.

Iniciou a carreira profissional na Escola do Magistério Primário de Bragança, onde ocupou o cargo de Diretor. Mais tarde, foi dar aulas para o Liceu de Guimarães, onde também desempenhou o cargo de Reitor. A sua carreira político-administrativa foi pontuada por cargos de relevo.

Foi Deputado à Assembleia Nacional (1969-1974) e à Assembleia da República (IV e V Legislaturas), integrando nessa condição a sub-comissão que elaborou a Lei de Bases do Sistema Educativo (1986). Foi vice-governador Civil de Braga (1994-1995), Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães (1968), vogal da Assembleia Municipal de Guimarães (1982) e Membro da Comissão Politica Concelhia do PSD de Guimarães e Distrital de Braga.

Em Guimarães, foi um dos fundadores e presidente da Direção da Universidade do Autodidata e da Terceira Idade (UNAGUI), trabalhou em prol de várias associações, como a Sociedade Martins Sarmento, a Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património, o Hospital Senhora da Oliveira e o Vitória Sport Clube. Durante a
vigência de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, foi membro do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães.

Fernando Conceição foi um insigne Professor, pedagogo e um cidadão ativo, cuja superior formação cultural, eloquência expressiva e erudita, a que associava uma postura cordata e humilde, era geradora de enorme respeito e admiração nos diversos setores da sociedade vimaranense.”

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES