Assembleia Municipal de Guimarães reúne dia 30 com 47 pontos em agenda
A Assembleia Municipal de Guimarães está convocada para uma sessão extraordinária que terá lugar no próximo dia 30 de julho, quarta-feira, às 21h00, no Auditório da Universidade do Minho. A sessão poderá prolongar-se pelos quatro dias úteis seguintes, conforme a possibilidade prevista na legislação.

© CMG
São 47 as propostas em análise e votação, entre elas, no domínio financeiro, os deputados vão analisar a proposta de alteração do Contrato de Empréstimo de Longo Prazo no montante de 20 milhões de euros – que se trata da subtração de nove milhões de euros, uma vez que o PRR veio apoiar a obra de requalificação da Escola de Pevidém – e a celebração de novo empréstimo de longo prazo, de 14 milhões de euros destinados a suportar investimentos estratégicos do município, que espera apoio comunitário para os mesmos.
A sessão contempla ainda a aprovação de repartições de encargos e compromissos plurianuais para a requalificação de unidades de saúde familiar em Serzedelo, Ronfe e Pevidém, assim como a requalificação da Fábrica do Arquinho para Escola de Engenharia Aeroespacial, e a refuncionalização do posto territorial da GNR das Taipas.
O setor cultural contará com a atribuição de subsídios e apoios para festas de interesse concelhio, enquanto no desporto será discutido o reconhecimento de interesse público para uma instalação desportiva. Nas freguesias, vários pedidos de apoio financeiro e delegações de competências estão na ordem do dia, incluindo a construção e requalificação de parques infantis, reparações em escolas e melhoramentos diversos.