Associação “Muralha” promove visita à Casa da Rua Nova e ao Tribunal de Guimarães

A associação vimaranense "Muralha", juntamente com a Delegação da Ordem dos Advogados de Guimarães, organiza uma visita aos dois locais emblemáticos da cidade no próximo sábado, dia 04 de maio.

© António Lino

A iniciativa, que contará com o guia de Eduardo Fernandes, professor na Escola de Arquitetura Artes e Design da Universidade do Minho, inicia às 11h00, e percorrerá dois edifícios marcantes de Guimarães.

A origem da Casa da Rua Nova, localizada na Rua Egas Moniz remete para a época medieval, no século XIV. Entretanto, foi transformada numa importante residência burguesa através de intervenções nos séc. XVII e XIX, tendo vencido o distintivo Prémio Europa Nostra em 1985. Atualmente, o edifício adaptando alberga a sede da Delegação da Ordem dos Advogados.

A visita também percorrerá o Tribunal de Guimarães, uma obra do arquiteto Luís Benavente que foi inaugurada em 1960. Posteriormente, em 2011, o espaço exterior (Praça da Mumadona) foi reconfigurado com a construção do estacionamento. O edifício é casa de importantes obras como uma pintura mural da batalha de S. Mamede e uma escultura de António Lino. A Mumadona ocupa a zona exterior, uma obra do escultor Álvaro de Brée

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES