ATAS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE GUIMARÃES JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS ONLINE

© CMG

As atas do II Congresso Internacional de Guimarães – “As Cidades na História: Sociedade (2017)” já estão disponíveis para consulta, na página online do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Dividida em seis volumes, a obra reparte-se pelos temas “Cidade Antiga”, “Cidade Contemporânea”, Cidade Industrial”, “Cidade Medieval” e “Cidade Moderna”. Este é o resultado da participação e colaboração de mais de 100 investigadores.

A sessão de apresentação das atas decorreu na passada sexta-feira, dia 14 de fevereiro. O comunicado da Câmara Municipal de Guimarães aponta que “está patente o objetivo de tornar Guimarães um centro de estudo da história das cidades, na sequência do posicionamento demonstrado ao nível do conhecimento científico”. A vereadora da Cultura e vice-presidente do município salientou a “importância das cidades” num contexto de afirmação e posicionamento para captação direta dos fundos da União Europeia: “Este caminho será possível se tivermos conhecimento e a história é a fonte maior de conhecimento para ajudar a tomadas de decisão.”

Para Adelina Paula Pinto, Guimarães “tem demonstrado a sua posição na dianteira em várias frentes, aliando a parte histórica e cultural como matriz, mas sempre numa linha de contemporaneidade e crescimento”. Por seu lado, o presidente do Comité Científico Diego Ramiro salientou o papel de Guimarães na história das cidades: “Guimarães é uma referência na história das cidades e este estudo pode revolucionar a cidade no turismo cultural e tornar Guimarães como um polo de referência.”

O próximo Congresso Histórico Internacional terá lugar em 2022 e terá como tema a economia.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?