Aumento do caudal do Rio Ave coloca autoridades em alerta em Guimarães
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães mantém em curso a monitorização permanente do nível do Rio Ave e dos seus afluentes, alertando para a possibilidade de interdição de áreas caso a situação o justifique.

© CMG
A previsão de precipitação aliada às descargas previstas na Barragem do Ermal, inserida na bacia do Rio Ave, estimadas em cerca de 80 metros cúbicos por segundo — com possibilidade de agravamento nas próximas horas — poderá provocar uma subida significativa do caudal do rio.
Entretanto, a Proteção Civil informa que a Ponte de Barco, que estabelece a ligação entre Barco e Santa Eufémia de Prazins, encontra-se intransitável. Nesse sentido, é solicitado à população que evite a sua utilização e opte por percursos alternativos, apelando-se à compreensão e à adoção de soluções de mobilidade que privilegiem a segurança e o cumprimento das indicações das autoridades.
O Serviço Municipal de Proteção Civil apela ainda à colaboração de toda a população, em especial dos residentes e utilizadores das zonas ribeirinhas, para que adotem comportamentos responsáveis e preventivos. As autoridades recomendam a evitação da circulação e permanência em áreas suscetíveis a inundações, a salvaguarda de bens e pessoas e a atenção permanente às informações oficiais, de forma a minimizar riscos e garantir a segurança coletiva.





