AUTARQUIA AGUARDA APROVAÇÃO DO OE PARA MELHORAR TRANSPORTES PÚBLICOS

Esta segunda-feira a vereação vimaranense aprovou a continuidade das acções implementadas no ano passado, ao abrigo do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos. Para criar um conjunto de novas medidas, a Câmara aguarda a aprovação do Orçamento de Estado (OE).

©  Mais Guimarães

Foi aprovado, em reunião municipal, esta segunda-feira, o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), que foi iniciado e implementado em 2019. O programa terá continuidade em 2020 e prevê um conjunto de medidas para potenciar o uso de transportes coletivos por parte dos mais jovens.

O vereador do CDS-PP, António Monteiro de Castro, apontou que as medidas aprovadas esta segunda-feira são “uma repetição das medidas implementadas em 2019”. “As medidas vão no sentido de apoiar os que já utilizavam os transportes: os estudantes. Era importante pensar que medidas para aqueles que não utilizam os transportes coletivos”, defendeu.

Além disso, o centrista afirmou que gostaria de ter visto “qual o efeito da aplicação de quase meio milhão de euros”. “Gostaria de ter visto algum estudo acerca do impacto que esta medida teve nos transportes”, afirmou.

O montante das receitas a consignar anualmente para o PART é estabelecido na lei que aprova o Orçamento do Estado, e, como tal, ainda não é conhecida a dotação que caberá à CIM do Ave. Posteriormente, caberá à CIM do Ave proceder à repartição da dotação pelas autoridades de transporte do seu território, tendo em consideração, designadamente, a oferta em lugares quilómetros associados aos serviços de transporte por estas gerido.

Por sua vez, Sofia Ferreira, vereadora com o pelouro do Ambiente, explicou que apenas quando estiver fechado o Orçamento de Estado para 2020, e ficar definida a verba atribuída a CIM do Ave para 2020, é que será apresentada para apreciação do executivo as medidas pensadas para 2020.  “Quisemos criar condições para que estas medidas tivessem continuidade. Ainda vamos apresentar a proposta do relatório relativo à execução de 2019”, assegurou.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?