AUTARQUIA ATRIBUI 62 BOLSAS DE ESTUDO PARA UNIVERSITÁRIOS
À Divisão de Ação Social foram apresentadas 220 candidaturas.
A autarquia vimaranense aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, a atribuição de 62 bolsas de estudo a estudantes do ensino superior provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade.
Em reunião municipal, a proposta surgiu no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade e tem em conta “a realidade social de Guimarães”, assumindo que “o acesso à educação e qualificação profissional não pode estar dependente das diferenças económicas e sociais dos cidadãos”.
À Divisão de Ação Social foram apresentadas 220 candidaturas e, depois de realizado um estudo socioeconómico de todos os agregados familiares e uma análise às candidaturas que cumpriram os critérios para atribuição deste apoio, foram identificados 62 candidatos elegíveis para beneficiar deste subsídio, num montante, por Bolsa de Estudo, de mil e duzentos euros.
“Este ano reforçamos a dotação orçamental e atribuímos mais 11 bolsas que o ano passado. É uma excelente notícia para estas famílias que têm mais este apoio para a persecução da frequência no ensino superior”, afirmou a vereadora responsável pela Ação Social, Paula Oliveira. O valor não contempla apenas o montante da propina, assegura Paula Oliveira. “Já no ano passado o valor era superior ao valor da propina. Trata-se de um apoio que não se restringe à propina, mas sim a todo um conjunto de despesas que pressupõem uma presença no ensino superior, como a aquisição de material didático e mesmo o aluguer de alojamento para estudantes de Guimarães que estão fora de casa”, afirmou.
O objetivo do apoio é contribuir assim para a formação de quadros técnicos superiores em Guimarães e promover “um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural do concelho”, pode ler-se na proposta.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.