fbpx

Autarquia prepara medidas para apoiar setor cultural

Câmara de Guimarães procura alternativas para o desconfinamento cultural. Conjunto de medidas foi revelado na passada reunião do executivo municipal.

© João Bastos/ Mais Guimarães

A autarquia está a preparar um conjunto de medidas de apoio ao setor cultural vimaranense, tendo já reunido com várias entidades culturais, associações, artistas e programadores. A garantia foi deixada pela vereadora da cultura, Adelina Paula Pinto, na passada reunião municipal. “O que nos pediram foi trabalho e não subsídios. Temos medidas concretas para dar trabalho a artistas que estão, alguns deles, há dois meses sem receber”, frisou a vereador. Assim, será lançada uma open call ainda esta semana para que os artistas vimaranenses apresentem propostas para a celebração do 24 de junho e das gualterianas. A ideia é que haja um cruzamento de artistas de diferentes áreas que dinamizem pequenos espetáculos presenciais nas Gualterianas e no 24 de junho.

No geral, o programa de apoio aos artistas tem, segundo a vereadora, dois principais objetivos: garantir que Guimarães mantém a sua matriz cultural e dar resposta aos artistas vimaranenses e a todos os intervenientes do setor cultural, entre técnicos de som, luz e iluminação. “Não podemos deixar adormecer a cultura, até porque precisamos muito do trabalho deles nesta altura. É nestas alturas que a cultura tem ainda mais importância. Há um número substantivo de pessoas que vive da cultura em Guimarães”, recordou. “E esse número também é agora de pessoas que vem a sua vida parada”, acrescentou.

Entre as medidas está ainda o mapeamento que será realizado pelos técnicos municipais para dar “um conhecimento real muito importante” acerca dos artistas e associações que fazem parte “deste mosaico da cultura vimaranense”, revelou a vereadora. Além disso, será lançada agenda digital, que era já um objetivo pré-Covid-19 e cujo design está concluído. A agenda servirá para agregar a programação cultural do concelho, quer do município, quer de múltiplas associações. A este projeto associa-se outro, que passará pela apresentação de artistas vimaranenses “em lugares improváveis”, explicou Adelina Paula Pinto. “O mundo está ligado à internet e podemos ligar a cultura à promoção de cidade. Esta agenda vai agregar esse conteúdo, disponibiliza-lo e mostrar o que temos de melhor em Guimarães através de artistas de Guimarães”, anunciou. Será ainda lançado uma open call para 2021, para que os artistas possam apresentar propostas para eventos no próximo ano, “para que comecem a criar nesta altura, para termos eventos de dimensão diferente e para receberem alguma verba nesta fase complicada”, explicou. Já o programa Impacta será reforçado, com as candidaturas a encerrar a 29 de maio, com uma forte componente de acompanhamento técnico em momentos de submissão.

Haverá ainda outro projeto pensado antes da pandemia mundial que será colocado em prática. “É o projeto do bairro da criação, que, ligando a Zona de Couros ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães, passará pela criação de percursos com arte urbana e ligados à sustentabilidade”, apontou. O projeto terá “um grande impacto” nos “artistas visuais, que são dos que estão a ultrapassar grandes dificuldade”, acrescentou.

Todos os projetos de apoio ao setor cultural estão a ser coordenados em ligação com o Gabinete de Crise e da Transição Económica do Município de Guimarães para que este sirva para “o relançamento da economia e não fique só pelo período Covid”, garantiu a vereadora. Todas as atividades previamente previstas de programação própria e de colaboração para os meses em falta de 2020, serão avaliadas perante a manutenção dos eventos e/ou a sua adequação às circunstâncias atuais assim como a preparação do arranque do Ano Letivo 2020/2021 com programas educativos e de mediação que facilitem o regresso das crianças e jovens ao contexto escolar.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

SUBSCRIÇÃO GRÁTIS

RECEBA O JORNAL MAIS GUIMARÃES

NO SEU EMAIL

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?