AUTARQUIA QUER 24 DE JUNHO “MAIS ABRANGENTE” E COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Ambição foi avançada em reunião municipal. Só faltará ajustar o horário com Marcelo Rebelo de Sousa, que estará "disponível para vir a Guimarães".
Ambição foi avançada em reunião municipal. Só faltará ajustar o horário com Marcelo Rebelo de Sousa, que estará “disponível para vir a Guimarães”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poderá marcar presença em Guimarães, a 24 de junho, dia de feriado municipal, no qual se celebra a Batalha de São Mamede, travada em Guimarães em 1128. A ambição foi revelada em reunião municipal por Domingos Bragança, a propósito da aprovação das normas de participação no evento. “Pretendemos celebrar o momento. Estão a tentar conjugar com a presença do Presidente da República. Queremos que este momento celebrativo seja mais abrangente”, avançou.
A ambição foi reiterada pela vereadora da cultura, Adelina Paula Pinto, que adiantou que Marcelo Rebelo de Sousa estará “disponível para vir”. “Falta ajustar a hora. Queremos fazer com 24 de junho seja um momento de auge, com o Presidente da República. Queremos muito trabalhar esse 24 de junho de melhor forma. Queremos que seja um evento mais participado”, admitiu.
Regresso ao Centro Histórico “sem a habitual densidade”
Este ano, celebra-se a história dos 10 anos do evento, o que levou a autarquia a retomar na edição deste ano áreas de outras edições e reforça algumas já habituais, estendendo a Feira, novamente, ao Centro Histórico. Para o vereador do PSD, Ricardo Araújo, a Feira Afonsina “volta ao sítio de onde nunca deveria ter saído”. “É de registar, com agrado, que o Partido Socialista veio dar razão à Coligação Juntos por Guimarães, que desde o ano passado criticou a deslocalização da realização da Feira Afonsina”, acrescentou.
Adelina Paula Pinto não considera que a última edição tenha sido um erro e reforçou que anualmente são realizadas avaliações às edições e há sempre necessidade de apresentar melhorias. “Não somos favoráveis à cristalização. Sei que houve críticas, ouvimos as pessoas e falamos com as pessoas. No ano passado, foi o ano onde o centro histórico teve mais animação, porém, fruto da celebração dos 10 anos e do alargamento que queremos fazer, vamos acrescentar o Centro Histórico. No ano passado, retiramos apenas a intervenção direta”, admitiu. Este ano, o regresso ao Centro Histórico acontecerá “sem a habitual densidade”.
“A Mulher na Idade Média” é o tema definido para a edição de 2020, numa edição que não terá apenas um grande espetáculo, mas sim vários espetáculos distintos, com diferentes simbologias, em alusão à figura da dona Teresa, ou da dona Mafalda, adiantou a vereadora.
A Feira Afonsina integra o programa alargado Afonsina 2020 que inclui ainda as Jornadas Históricas, Comemorações do 24 de junho e Corrida dos Conquistadores, e que visa a Celebração da Data Fundadora da Nacionalidade.
As inscrições/candidaturas para os interessados em participar na 10ª edição da Feira Afonsina estão abertas e é impreterível a entrega até ao dia 6 de abril (Associações e Privados) e 4 de maio (Normas Bares e Restaurante Locais), por correio, para o e-mail: feira.afonsina@cm-guimaraes.pt ou entregue em mão, instruída com todos os documentos constantes nas normas de participação.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 10, 2024
Encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal está agendado para o dia 19 de outubro, um sábado, pelas 16h15 no Estádio Capital do Móvel.
Outubro 10, 2024
O Vitória Sport Clube ia estrear-se em casa no próximo sábado, dia 12 de outubro, frente ao Imortal Basket Club. Confirmado o adiamento da segunda jornada, a estreia no Pavilhão Unidade Vimaranense e na época 2024/2025 vai ter de esperar.
Outubro 10, 2024
Utente do Centro Social de Brito, Polo do Paraíso, celebrou esta quarta-feira, 09 de outubro, o seu centenário junto de familiares e amigos.