Autocarros a um euro ligam Guimarães e Taipas ao festival Extremo na Falperra
No próximo dia 26 de julho, Guimarães e Caldas das Taipas vão estar diretamente ligadas ao monte da Falperra, em Braga, através de três autocarros que transportarão os participantes do festival Extremo, num serviço especial com viagens de ida e volta por apenas um euro.

© Guimabus
A iniciativa resulta de uma parceria entre a GuimaBus e a associação cultural vimaranense Capivara Azul, responsável pela organização do evento, inserido na programação oficial de Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura. Os autocarros partem da Central de Camionagem de Guimarães às 5h00, 17h00 e 21h00, com uma paragem cerca de 20 minutos depois nas Caldas das Taipas, junto à Feira. O destino final será em frente ao hotel The Lince Braga, na Falperra, local que acolhe o festival. As viagens de regresso estão marcadas para as 13h30 e 20h00 do próprio dia, e ainda às 2h00 da madrugada de 27 de julho, após o encerramento do evento.
Com entrada gratuita, o festival Extremo propõe uma experiência sonora contínua de 20 horas, desde o nascer do sol de 26 de julho até à madrugada do dia seguinte. A programação inclui concertos, performances, oficinas, instalações artísticas e visitas guiadas, com a participação de nomes de destaque como William Basinski, Ghosted, Maria W Horn, Sonoscopia e Clothilde, entre mais de 15 propostas culturais.
A organização sublinha que esta oferta de transporte acessível pretende incentivar a participação do público no evento, promovendo simultaneamente a mobilidade sustentável e a ligação entre territórios do distrito de Braga.