AVH quer “voar mais alto” e aponta sede como próximo objetivo
Entrega de galardões decorreu no passado sábado.

Foi com a promessa de uma sede para a Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH), e com a expectativa de um aumento significativo do número de associados, que José Diogo Silva subiu ao palco do Café Concerto do Centro Comercial Vila Flor, no passado sábado, dia 28 de janeiro.

Numa cerimónia simples, celebraram-se pessoas e associações que são emblemáticas para a cidade-berço e representativas da sua história. É precisamente o caso de Fernandinha do Cano e D. Augusta dos Caquinhos que, visivelmente emocionadas, receberam um prémio de louvor.
Foram também entregues dois prémios de mérito social, à Casa do Pessoal do Hospital de Guimarães e ao Centro Social de Brito Polo Paraíso, tanto pelo trabalho desenvolvido junto da comunidade, como em projetos comuns com a AVH. O prémio de mérito foi reservado a um dos associados da AVH, o Restaurante 34, que integrou o Guia Michelin para 2023.

© Juliana Machado / Mais Guimarães
Depois de um ano à frente dos destinos da AVH, José Diogo Silva, presidente da coletividade, adiantou que durante este período foi possível aumentar o número de sócios em 80%, algo que considera “bastante significativo, uma vez que, há uno, a associação tinha 70 sócios, apenas cinco deles pagantes”. Além disto, destacou a colaboração na organização de eventos que trouxeram uma “dinamização estrondosa à cidade”.

© Juliana Machado / Mais Guimarães
A “falta de recursos físicos para prestar um melhor trabalho e auxílio aos associados” foi um dos pontos negativos apontados. Neste sentido, surge um novo objetivo para o ano de 2023: uma sede que permita capacitar a associação para “voos mais altos”.
Além da captação de mais sócios, a associação ambiciona apoiá-los de forma mais ativa, nas áreas financeira, judicial, comunicacional e pessoal, a par da realização de um conjunto de iniciativas que valorizem o território no qual estão inseridos.

© Juliana Machado / Mais Guimarães
A entrega de galardões contou com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, que destacou o mérito da associação e todos os premiados naquela tarde. Realçando que o trabalho em rede levado a cabo pela AVH é algo em que “o município de revê”, Paulo Lopes Silva garantiu que as colaborações entre a Câmara Municipal e a AVH “são para continuar”, nomeadamente através das iniciativas de Carnaval, “que é algo que deixou de haver tradição em Guimarães”. Expressou ainda o desejo de não deixar cair os eventos que foram realizados em 2022, entre eles o Sunset Praça, Passagem de Ano e outros que a própria associação tem proposto ao município.
No seu ver, “a AVH representa aquilo que nós entendemos ser uma boa forma de estar enquanto associação representativa de um setor da nossa economia”. “É bom para o território ter bom associativismo empresarial, uma vez que este reproduz aquilo que é a dinâmica económica”, concluiu.

© Juliana Machado / Mais Guimarães
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 9, 2025
Já são conhecidos os quatro artistas selecionados para a 11ª edição dos Laboratórios de Verão, iniciativa de apoio à criação artística promovida pelo gnration (Braga), o CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães) e a Solar – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde).
Maio 8, 2025
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira como o novo Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV.
Maio 8, 2025
O Conclave já decidiu, tocam os sinos no Vaticano, num [...]