“Baiôa Sem Data para Morrer” apresentado em Guimarães este sábado

Este sábado, dia 8 de outubro, será apresentado o livro "Baiôa Sem Data para Morrer" de Rui Couceiro, no Rimas e Tabuadas, no largo Condessa do Juncal.

Rui-Couceiro-barra_fb

Este sábado, dia 8 de outubro, será apresentado o livro “Baiôa Sem Data para Morrer” de Rui Couceiro, no Rimas e Tabuadas, no largo Condessa do Juncal.

© Direitos Reservados

A partir das 18h00, pode ficar a conhecer a história de Joaquim Baiôa. Na aldeia dos avós, no Alentejo mais profundo, Joaquim Baiôa, velho faz-tudo, decidiu recuperar as casas que os proprietários haviam votado ao abandono e assim reabilitar Gorda-e-Feia, antes que a morte a venha reclamar. Eis, pois, o pretexto ideal para uma pausa no ensino e o sossegar de um quotidiano apressado imposto pela modernidade. Mas, em Gorda-e-Feia, a morte insiste em sair à rua, e a pacatez por que o jovem professor ansiava torna-se um tempo à míngua, enquanto, juntamente com Baiôa, tenta lutar contra a desertificação de um mundo condenado.

Num romance que tanto tem de poético como de irónico, repleto de personagens memoráveis e de exuberância imaginativa, e construído como uma teia que se adensa ao ritmo da leitura, Rui Couceiro põe frente a frente dois mundos antagónicos, o urbano e o rural, e duas gerações que se encontram a meio caminho, sobre o pó que ali se tinge de vermelho, o mais novo à espera, o mais velho sem data para morrer.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES