Bairro 1128: O Bairro Comercial Digital vimaranense que já tem dinheiro para avançar

O projeto, que se integra na rede de Bairros Comerciais Digitais, foi apresentado na tarde desta segunda-feira, 09 de outubro, com a presença de Domingos Bragança, presidente da câmara, e Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Bairro 1128 é o projeto que Guimarães apresentou à implementação dos Bairros Comerciais Digitais  e que, num universo de 160 candidaturas, ficou em 95º lugar. A classificação recebeu críticas da oposição, e também a Associação de Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG) veio a público criticar o processo.

Um posicionamento que não possibilitou à candidatura vimaranense, inicialmente, receber financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, destinado apenas aos 60 primeiros classificados. No entanto, a reprogramação, com um aumento de orçamento  na ordem dos 25 milhões de euros, permitirá ao Bairro Comercial Digital vimaranense 1128 avançar. No entanto, financiado apenas com 900 mil euros para um projeto no valor de 2,2 milhões.

Bairro 1128: Um projeto de cidade digital que pretende aproximar os cidadãos

“O digital que aproxima” foi como Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, qualificou o projeto do Bairro 1128, o bairro comercial digital que vai nascer, um “novo conceito de usufruto do espaço público”.

Domingos Bragança pretende que este seja um processo que envolva toda a comunidade, dado tratar-se de um “projeto fundamental para a dinamização do comércio de rua” e uma nova forma de usufruir do espaço público. “Sem comércio de rua, as cidades não são vibrantes”, disse. Para o edil, as competências digitais são fundamentais no presente, não apenas para comerciantes, mas também para os consumidores. Sendo Guimarães uma cidade histórica, que se orgulha do seu passado, Domingos Bragança vê na transformação digital uma oportunidade para Guimarães ser líder e inspiradora para toda a região. “É na vivência à escala humana que queremos que este bairro comercial digital se distinga, pelo que é importante que todos estejam envolvidos. E para essa vivência à escala humana, a pedonalização da parte Norte do Toural e da Alameda, bem como da Rua de Santo António, é fundamental”, frisou.

Domingos Bragança anunciou também que, em Guimarães, será implementada uma Loja do Cidadão de ultima geração, “Se não for de última geração não quero”, disse o edil perante a presença de Mário Campolargo.

Já o secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa fez saber que os Bairros Comerciais Digitais são uma das iniciativas “mais relevantes no contexto do PRR”, com vista à digitalização dos operadores económicos. “Precisamos de mais comércio digital, de mais integração entre as cadeias de abastecimento e distribuição, pois o digital potencia o sucesso dos negócios”, disse. Mário Campolargo revelou que em Portugal foram realizadas 160 candidaturas, englobando 25 mil lojistas e implicando um investimento de 77 milhões de euros. “Tratar o digital por Tu” é também o mote para o mês de outubro, do Governo, “de forma a que a literacia digital possa ser impulsionada e, com isso, seja dado um passo importante na transição digital em Portugal”.

A apresentação do Bairro 1128 foi realizada por Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e do Turismo, que fez notar a “ligação entre as dimensões criativa e histórica” que o projeto pretende proporcionar. “Aliamos memória, história e património a inovação, vanguarda, dados e informação. O Bairro 1128 pretende fomentar o equilíbrio entre o digital e o presencial, e conferir mais qualidade ao espaço público”, disse. Para o vereador, a relação com a comunidade e a sustentabilidade ambiental são “premissas que fazem do projeto do Bairro 1128 um projeto estruturante” para o futuro de Guimarães enquanto “cidade inteligente”.

A finalizar a apresentação, teve lugar uma mesa redonda subordinada ao tema “Como adaptar o comércio e serviços aos novos modelos de consumo”, com moderação de Paula Teles, CEO da MPT-Mobilidade e Planeamento do Território, e a participação de Clotilde Cavaco, diretora dos Serviços de Comércio, Serviços e Restauração – DGAE, Raquel Freitas, da Chafarica – Home Trends, Rui Castro Dias, presidente da Associação Empresarial de Guimarães, e João Pedro Cortinhas, da empresa Swonkie.

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