Bairro C investe 206 mil euros em quatro projetos de descarbonização
A Assembleia de Cidadãos do Bairro C - Compromisso Carbono Zero - selecionou as quatro propostas mais relevantes para a descarbonização do bairro, com um investimento total de 206 mil euros.

Na última sessão, realizada no sábado, dia 08, no auditório da Fraterna, os participantes elegeram quatro das 11 propostas a votação. Os selecionados estão divididos em duas áreas principais, sendo elas a Energia e a Economia Circular, num investimento total de 206 mil euros.
Na área da Energia, serão investidos 150 mil euros em duas iniciativas estratégicas. A primeira consiste na criação do Balcão da Sustentabilidade, um espaço dedicado ao apoio e aconselhamento dos cidadãos em temas como eficiência energética e economia circular. A segunda iniciativa prevê a instalação de uma central fotovoltaica em autoconsumo, localizada em edifícios municipais, cujo excedente energético será destinado a habitação social, promovendo assim um modelo mais sustentável de produção e consumo de energia.
No setor da Economia Circular, foram alocados 56 mil euros para a implementação de duas medidas inovadoras, o espaço “Aprendo e RRRCiclo”, onde serão realizados workshops de reparação têxtil, eletrodomésticos, eletrónica e upcycling, incentivando a reutilização e a redução de resíduos. Além disso, serão instalados 10 contentores inteligentes, equipados com um sistema de recompensas que motiva a adoção de melhores práticas de reciclagem.
Recorde-se que o Bairro C – Compromisso de Carbono Zero, é um projeto piloto promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem e RdA, no âmbito do programa NetZeroCities. Com uma abordagem integrada, o projeto atua nos domínios da energia, mobilidade, resíduos, áreas verdes e biodiversidade promovendo a participação ativa da comunidade na transição climática. O objetivo passa por impulsionar mudanças comportamentais e soluções, incluindo o uso de transportes públicos, eficiência energética e produção local de energia renovável, sempre com o envolvimento direto dos cidadãos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 22, 2025
O acordo contempla a criação de um “parque de lazer naturalizado” nos terrenos contíguos ao Museu da Cultura Castreja, à boleia da candidatura para a recuperação do rio Febras.
Março 21, 2025
A Câmara Municipal de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia vão assinar amanhã, sábado, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja, o protocolo de cooperação para a criação do Parque Florestal da Quinta de Ponte.
Março 21, 2025
Isto quer dizer que a associação espera que haja uma cooperação por parte da autarquia, e que este debate de ideias, que ocorreu no Centro Cultural Vila Flor, na última quinta-feira, não signifique apenas uma das iniciativas a compor um programa de aniversário.