Bairro C “Prática local exemplar” para a Plataforma Europeia do Património

A Plataforma Europeia do Património destacou o Bairro C como uma das 10 práticas locais inovadoras em cidades de toda a Europa. O projeto que liga a zona de Couros, Caldeiroa e Avenida Conde Margaride destacou-se pela prática local exemplar no domínio do património cultural contribuindo para a transformação ecológica, digital e social da sociedade.

© Câmara Municipal de Guimarãe

As candidaturas contaram com 40 participações de 33 cidades e regiões europeias. Os critérios de seleção avaliaram o alinhamento das práticas apresentadas com os temas transversais ao projeto da plataforma, dando especial atenção ao conceito de tripla transformação e ao caráter inovador das iniciativas. Além disso, o comité de seleção assegurou uma representação equilibrada dos temas e dos locais.

Esta iniciativa servirá de base para futuras atividades de desenvolvimento de capacidades da Plataforma Europeia do Património, a começar já este ano, com a realização de visitas de aprendizagem entre pares, cada uma aberta a 20 participantes, em duas cidades selecionadas entre os 10 vencedores.

Em 2025, será organizada uma terceira visita à região do Cáucaso. Cada uma das práticas selecionadas será também apresentada individualmente e em detalhe numa série de artigos que a entidade europeia irá publicar nos próximos meses. Uma variedade de estudos de casos, para além dos 10 selecionados, será ainda apresentada em quatro webinars temáticos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES