BE LEVA LIGAÇÃO ENTRE GUIMARÃES E BRAGA À AR
“O comboio não é uma alternativa viável, porque, atualmente, uma viagem entre Braga e Guimarães, que distanciam 25km entre si, demora mais de duas horas”, afirma o deputado bloquista.

José Maria Cardoso, deputado do BE eleito pelo distrito de Braga, defende que “o comboio não é uma alternativa viável, porque, atualmente, uma viagem entre Braga e Guimarães, que distanciam 25km entre si, demora mais de duas horas”.

O grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) apresentou, na Assembleia da República, um projeto de resolução com vista a reforçar o investimento na ferrovia no Distrito de Braga, que propõe a requalificação das linhas ferroviárias, a ligação direta entre Braga e Guimarães, a criação de uma linha suburbana entre Barcelos e Porto e a integração modal, horária e tarifária de todos os modos de transportes públicos.
Em declarações à imprensa, na estação ferroviária de Braga, o deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo circulo eleitoral de Braga, José Maria Cardoso, relembrou que a iniciativa surge na sequência da campanha eleitoral, onde o partido demonstrou que “o comboio não é uma alternativa viável, porque, atualmente, uma viagem entre Braga e Guimarães, que distanciam 25km entre si, demora mais de duas horas”.
O deputado bloquista criticou “décadas de favorecimento do automóvel individual” e defende que “o direito efetivo à mobilidade só pode ser universal com base em transportes públicos coletivos”, uma vez que “sem essa transição para uma mobilidade cada vez mais coletiva e mais elétrica, nenhuma meta de descarbonização do país será cumprida”.
Segundo o deputado, no distrito de Braga, residem quase um milhão de pessoas, existem pólos universitários da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e inúmeras zonas industriais, o que implica muitos movimentos pendulares, principalmente entre as cidades do quadrilátero – Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães – que justifica a aposta nos transportes ferroviários de forma a diminuir a emissão de gases com efeitos de estufa provocados pelos transportes rodoviários. “É fundamental não adiar mais nem encontrar desculpas para protelar medidas efetivas para desenvolver a rede de transportes públicos no distrito de Braga, porque há muito que a população ouve falar no desenvolvimento da ferrovia mas esta tarda em chegar, pelo que o Bloco de Esquerda considera essencial que não se adie mais este investimento urgente”, conclui.
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