BE: NÚMERO TRANSPORTES PÚBLICOS ADAPTADOS NO DISTRITO É “PRATICAMENTE INEXISTENTE”
“O número de veículos adaptados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é praticamente inexistente”, afirma o BE.


O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) apresentou um requerimento destinado a diversos municípios do Distrito de Braga para questionar as autoridades municipais de transportes sobre as acessibilidades dos transportes públicos a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O documento entregue pelo BE refere, pelas vozes de José Maria Cardoso e Alexandra Vieira (deputados eleitos por Braga), que “as leis e regulamentos existentes obrigam à não discriminação no acesso ao serviço de transportes públicos a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”; contudo, “o número de veículos adaptados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é praticamente inexistente”.
A situação, que limita a mobilidade destas pessoas, diminui “a sua qualidade de vida e coloca em causa a sua liberdade e autonomia, tornando-as dependentes de terceiros ou do transporte individual para acesso aos cuidados de saúde ou a atividades culturais e recreativas”, afirmam os deputados, citados em comunicado de imprensa. O BE aponta ainda que a mobilidade “é um direito que deve ser garantido a todas as pessoas”.
Por isso, o partido aponta que “os veículos utilizados no transporte público rodoviário urbanos e intermunicipais devem garantir lugares para utilizadores de cadeiras de roda e plataformas elevatórias e rampas portáteis para facilitação do embarque, enquanto que os serviços de apoio ao cliente, deve ser assegurado reforço do número e formação do pessoal afeto ao serviço, bem como a disponibilização da informação em Braile e Língua Gestual Portuguesa”. Assim, os bloquistas salientam que “importa aferir se os recursos” estão “devidamente
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 16, 2025
Na manhã deste sábado, 15 de março, foram inaugurados alguns dos trajetos da Ecovia do Ave, nomeadamente os percursos entre o Parque de Lazer de Barco e o Parque de Lazer das Taipas, numa extensão de 2,5 quilómetros, e em Brito, entre a Rua dos 8 Moinhos e um troço de 800 metros.
Março 16, 2025
Este domingo, às 20h30, o Moreirense recebe o Boavista. Uma partida que acaba por ser especial para Bacci, treinador do Moreirense, isto porque marca o reencontro com os axadrezados. Conhecer bem o adversário pode ser um ponto a favor do Moreirense.
Março 15, 2025
Os Conquistadores recebem neste domingo o Estrela da Amadora, pelas 20h30, no estádio D. Afonso Henriques.