BE questiona Governo sobre poluição provocada por pedreira
O Bloco de Esquerda quer que o Governo esclareça quais os resultados das investigações à pedreira da Britaminho, em Gonça, por ser o foco de poluição de cursos de água da bacia do Rio Ave e de terrenos em três freguesias do concelho de Guimarães
O Bloco de Esquerda quer que o Governo esclareça quais os resultados das investigações à pedreira da Britaminho, em Gonça, por ser o foco de poluição de cursos de água da bacia do Rio Ave e de terrenos em três freguesias do concelho de Guimarães – Gonça, Souto Santa Maria e Donim.
Em pergunta entregue na Assembleia da República, a 4 de janeiro, o Bloco de Esquerca referia os episódios de dezembro que faziam correr a Ribeira do Ribeiral de cor branca. A 26 de janeiro, mais uma vez, uma grande quantidade de água com pó de pedra poluía campos agrícolas e o Rio Ave.
“O Bloco de Esquerda não compreende a inércia da Agência Portuguesa do Ambiente no combate à poluição do Rio Ave. Mesmo depois de três autos de contraordenação levantados pela GNR, nos últimos dois meses, não desencadeou qualquer ação necessária à regularização da situação”, pode ler-se em nota enviada às redações.
“Por isso, exige-se ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática punição exemplar para a empresa responsável por estes episódios de forma a evitar que se repitam, bem como a limpeza que devolva as condições naturais aos cursos de água e terrenos”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 2, 2024
Ao longo de 2024, a Sociedade Martins Sarmento (SMS) estuda e expõe em detalhe peças do seu acervo museológico, com o objetivo de partilhar um pouco da história dessas peças e das coleções disponíveis na SMS.
Novembro 2, 2024
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sediada em Guimarães, acolhe, nos dias 05 e 06 de novembro, cerca de 150 participantes para o Encontro Nacional de Estudantes de Materiais e o “Dia Mundial dos Materiais 2024”. O programa inclui um conjunto de palestras, workshops, exposições e prémios. A organização cabe ao Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais da UMinho, à Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM) e à Ordem dos Engenheiros (OE).
Novembro 1, 2024
Numa nota publicada no site oficial do clube de Moreira de Cónegos, nesta sexta-feira, 01 de novembro, Vítor Magalhães, presidente do Moreirense, fala de 86 anos de uma história construída com "paixão, dedicação e, acima de tudo, com valores dos quais nunca abdicaremos, bem como com o desejo constante de sermos melhores".