BE questiona Governo sobre poluição provocada por pedreira

O Bloco de Esquerda quer que o Governo esclareça quais os resultados das investigações à pedreira da Britaminho, em Gonça, por ser o foco de poluição de cursos de água da bacia do Rio Ave e de terrenos em três freguesias do concelho de Guimarães – Gonça, Souto Santa Maria e Donim.

Em pergunta entregue na Assembleia da República, a 4 de janeiro, o Bloco de Esquerca referia os episódios de dezembro que faziam correr a Ribeira do Ribeiral de cor branca. A 26 de janeiro, mais uma vez, uma grande quantidade de água com pó de pedra poluía campos agrícolas e o Rio Ave.

“O Bloco de Esquerda não compreende a inércia da Agência Portuguesa do Ambiente no combate à poluição do Rio Ave. Mesmo depois de três autos de contraordenação levantados pela GNR, nos últimos dois meses, não desencadeou qualquer ação necessária à regularização da situação”, pode ler-se em nota enviada às redações.

“Por isso, exige-se ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática punição exemplar para a empresa responsável por estes episódios de forma a evitar que se repitam, bem como a limpeza que devolva as condições naturais aos cursos de água e terrenos”.  

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?