BEN: O carro português que vai ser testado na Cidade Berço

Um veículo pequeno, elétrico, orientado para comunidades, foi apresentado no Instituto do Design de Guimarães e vai circular nas ruas da cidade no próximo ano.

© Rui Dias / Mais Guimarães

O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, apresentou, na reunião do Conselho de Cidades da Agenda Be.Neutral, esta segunda-feira, dia 25, no INDEGUI, um pequeno veículo – o BEN – que compensa as emissões de carbono emitidas na construção ao fim de três anos de operação. O objetivo é comercializar o carro e a plataforma digital que lhe está associada como um serviço (X4US) de mobilidade partilhada e não como um meio de transporte individual. O protótipo segue, agora, para homologação, após o que deverá fazer testes nas oito cidades que fazem parte da Agenda Be.Neutral. A construção do carro será feita em Portugal por um consórcio – BEN4US – constituído pela Salvador Caetano, Simoldes e TMG Automotive.

Ao contrário de outros pequenos carros orientados para a mobilidade urbana, o BEN não se destina a ser comercializado como um transporte individual. “Pode ser um recurso para um condomínio, em que as pessoas ao adquirirem a casa já têm incluído no pacote esta solução de mobilidade, assim como podem ter uma lavandaria comum”, simplifica Margarida Pina, business unit manager do CEiiA. O conceito já está a ser trabalhado com a construtora Casais, adianta esta responsável.

Depois de estar em operação, o carro deverá compensar as emissões provocadas pelo processo de construção em três anos. Os utilizadores poderão inclusivamente monitorizar esta mitigação na aplicação X4US, que servirá para interagir com o veículo. O protótipo que foi apresentado no Demo Day do Be.Neutral, em Guimarães, é uma viatura completamente funcional, mas ainda não homologada. Este é o passo que se segue e que arranca em breve, em Barcelona.

Nas ruas de Guimarães, em 2025

Em 2025, o BEN deve estar pronto para começar a ser testado nas cidades da Agenda Be.Neutral – Guimarães, Porto, Braga, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão e Oliveira de Azeméis. “Este é o culminar de um trabalho de muitos anos, a materialização de algo que se foi construindo através das competências e do talento que temos em Portugal”, considerou João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia, de passagem pelo Demo Day.

O desenvolvimento, pelo CEiiA, e a construção, pela Salvador Caetano, Simoldes e TMG Automotive do BEN, marca a entrada de Portugal numa nova indústria automóvel europeia. O projeto servirá para alterar o perfil de especialização da economia portuguesa e para aumentar as exportações de bens e serviços.

Com um investimento de 220 milhões de euros, 80% dos quais financiados pelo PRR, a Agenda Be.Neutral pretende criar um cluster industrial sustentável, gerando 700 milhões de euros em riqueza e 2200 empregos.

Pelo jornalista Rui Dias

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES