BEN: O carro português que vai ser testado na Cidade Berço
Um veículo pequeno, elétrico, orientado para comunidades, foi apresentado no Instituto do Design de Guimarães e vai circular nas ruas da cidade no próximo ano.
O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, apresentou, na reunião do Conselho de Cidades da Agenda Be.Neutral, esta segunda-feira, dia 25, no INDEGUI, um pequeno veículo – o BEN – que compensa as emissões de carbono emitidas na construção ao fim de três anos de operação. O objetivo é comercializar o carro e a plataforma digital que lhe está associada como um serviço (X4US) de mobilidade partilhada e não como um meio de transporte individual. O protótipo segue, agora, para homologação, após o que deverá fazer testes nas oito cidades que fazem parte da Agenda Be.Neutral. A construção do carro será feita em Portugal por um consórcio – BEN4US – constituído pela Salvador Caetano, Simoldes e TMG Automotive.
Ao contrário de outros pequenos carros orientados para a mobilidade urbana, o BEN não se destina a ser comercializado como um transporte individual. “Pode ser um recurso para um condomínio, em que as pessoas ao adquirirem a casa já têm incluído no pacote esta solução de mobilidade, assim como podem ter uma lavandaria comum”, simplifica Margarida Pina, business unit manager do CEiiA. O conceito já está a ser trabalhado com a construtora Casais, adianta esta responsável.
Depois de estar em operação, o carro deverá compensar as emissões provocadas pelo processo de construção em três anos. Os utilizadores poderão inclusivamente monitorizar esta mitigação na aplicação X4US, que servirá para interagir com o veículo. O protótipo que foi apresentado no Demo Day do Be.Neutral, em Guimarães, é uma viatura completamente funcional, mas ainda não homologada. Este é o passo que se segue e que arranca em breve, em Barcelona.
Nas ruas de Guimarães, em 2025
Em 2025, o BEN deve estar pronto para começar a ser testado nas cidades da Agenda Be.Neutral – Guimarães, Porto, Braga, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão e Oliveira de Azeméis. “Este é o culminar de um trabalho de muitos anos, a materialização de algo que se foi construindo através das competências e do talento que temos em Portugal”, considerou João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia, de passagem pelo Demo Day.
O desenvolvimento, pelo CEiiA, e a construção, pela Salvador Caetano, Simoldes e TMG Automotive do BEN, marca a entrada de Portugal numa nova indústria automóvel europeia. O projeto servirá para alterar o perfil de especialização da economia portuguesa e para aumentar as exportações de bens e serviços.
Com um investimento de 220 milhões de euros, 80% dos quais financiados pelo PRR, a Agenda Be.Neutral pretende criar um cluster industrial sustentável, gerando 700 milhões de euros em riqueza e 2200 empregos.
Pelo jornalista Rui Dias
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.