Bento Marques despede-se dos bombeiros após 45 anos de dedicação ao voluntariado e associativismo
Decorreu, no quartel de Bombeiros Voluntários de Guimarães, a Sessão Solene da passagem ao Quadro de Honra do comandante Bento Marques, e simultaneamente, a tomada de posse do novo comandante da corporação, Luís Andrade.
Na sessão, presidida pelo presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, Bento Marques, na sua intervenção, despede-se com “humildade”, assumindo ser “um bombeiro com muito orgulho”. “Tenho a consciência de que ninguém me acusa de qualquer negligência ou falta de empenho, perante um dever que jurei cumprir. O que me fez estar completo, sem atropelos ou má consciência, legando a quem vier um património de valores e de exemplos que julgo enriquecedores e sóbrios”, começa por dizer nos seu discurso.
“Julgo-me com muita humildade, mas também com muito orgulho. Um bombeiro com trabalho feito, sem preconceitos e sem qualquer contaminação pela vaidade, um comandante no embaraço de qualquer ocasião. Sei que entrego um trabalho pronto, limpo e no meu juízo que todos vos testemunnhais, de outra maneira, não seria compreensível a vossa presença e a vossa amizade”, afirma emocionado.
O ex-comandante assume ainda ter contactado com “pessoas de grande entrega e de prudente iniciativa, atentas à necessidade dos bombeiros”, evidenciando e honrando o trabalho de João Pedro Castro, atual presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães pelo seu serviço e dedicação.
Bento Marques termina agradecendo a todos pelos “conselhos e as ajudas ao longo de 16 mil dias de trabalho, somando quase, 45 anos dedicados à causa dos bombeiros”. Recorde-se que, Bento Marques exerceu durante 20 anos o cargo de comandante dos Bombeiros de Guimarães, tendo inciado este percurso em 2004.
Entre os convidados da sessão solene, destaque para a presença do secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, o presidente da Assembleia Geral, Ricardo Araújo, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro General José Manuel Duarte da Costa, a diretora Nacional de Bombeiros, Susana Silva, a presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Braga, Ana Luísa Damasceno, o presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, João Pedro Castro e o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Luís Andrade.
Luís Andrade, sucede, desta forma, Bento Marques, agradecendo a todos os presentes o carinho e disponibilizando apoio para o que a cidade e os vimaranenses precisarem, garantindo que “será um grande orgulho liderar um corpo ativo de homens e mulheres de grande valor”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.