Bienal de Ilustração de Guimarães regressa com nomes consagrados e novas gerações

Organizada pela Câmara Municipal de Guimarães e pela cooperativa MOTOR – Produção Cultural, a Bienal de Ilustração de Guimarães tem como objetivo valorizar o papel da ilustração enquanto forma de comunicação e reflexão crítica.

© DR

A 5.ª edição da Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) realiza-se entre 25 de outubro e 31 de dezembro e reúne 191 obras de 94 ilustradores nacionais e internacionais, confirmando-se como um dos principais eventos dedicados à ilustração em Portugal. Entre os artistas selecionados para o Prémio Nacional BIG 2025 encontram-se nomes consagrados como André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Catarina Sobral, Filipe Abranches, Gonçalo Viana, João Fazenda, João Vaz de Carvalho, Júlio Dolbeth, Mantraste, Maria João Worm, Nuno Saraiva, Pierre Pratt, Tiago Galo e Yara Kono, mas também uma nova geração de autores que inclui Ana Biscaia, Ana Ventura, Bernardo Bagulho, Carolina Celas, Cátia Vidinhas, Joana Rosa Bragança, João Maio Pinto, Laura Coutinho, Maria Remédio, Mariana Rio, Marta Madureira, Patrícia Peixoto Duarte, Rachel Caiano, Renata Bueno, Rodrigo Canhão, Sebastião Peixoto e Sofia Murteira, entre outros.

O Prémio Nacional BIG 2025 distribui um total de 8.500 euros por sete distinções: o Grande Prémio BIG, no valor de 5.000 euros, o Prémio BIG Revelação, de 1.000 euros, e cinco Prémios BIG Aquisição, de 500 euros cada. As obras a concurso estarão patentes no Palácio Vila Flor (CCVF). Já o Prémio Carreira BIG 2025 foi atribuído à ilustradora Cristina Sampaio, distinguida pelo conjunto da sua obra, que atravessa áreas tão diversas como a ilustração infantil, o cartoonismo, a animação, a multimédia e a cenografia, e que inclui colaborações com o Público, o Expresso, The New York Times, The Boston Globe, Die Presse e Courrier International. Reconhecida com prémios como o Stuart, distinções da Society for News Design e presenças no World Press Cartoon e no Prémio Europeu de Cartoon, Cristina Sampaio receberá um valor de 10 mil euros e terá ainda uma exposição retrospetiva no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), intitulada “Cristina Sampaio – A linha clara”, patente durante todo o período da bienal.

A programação cultural da BIG 2025 distribui-se por vários espaços da cidade. No CIAJG estará a exposição dedicada a Cristina Sampaio, enquanto o Palácio Vila Flor acolhe a mostra dos concorrentes ao Prémio Nacional BIG. O Palacete de São Tiago recebe a exposição “Amor de Perdição” de Ilda David, a Sociedade Martins Sarmento apresenta “Mão de ferro, luva de seda”, com cartazes de cinema em parceria com o Museu de Cinema de Melgaço Jean-Loup Passek, e o CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura – apresenta “Vai e brinca!”, de Madalena Matoso. O programa inclui ainda o ciclo de palestras “A Teia da Ilustração”, com curadoria de Tiago Manuel, dirigidas ao público em geral, estudantes e artistas, de participação gratuita mas sujeita a inscrição.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS