Boletins de voto em Guimarães terão ordenações diferentes conforme o órgão autárquico
O Tribunal de Guimarães realizou esta terça-feira, 19 de agosto, o sorteio que definiu a ordem das listas concorrentes às eleições autárquicas de 12 de outubro. O procedimento decorreu perante mandatários e candidatos, de acordo com a lei eleitoral.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães
O sistema realizou sorteios distintos para cada órgão autárquico: Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia, o que significa que os boletins de voto apresentarão ordenações diferentes dos partidos e movimentos, consoante o órgão em disputa. Informação contrária foi indicada aos presentes, de que todos os boletins teriam a ordenação do resultado da Câmara Municipal, inicialmente, resultado que foi lido aos presentes, e posteriormente a ordenação para a Assembleia Municipal.
Ao Mais Guimarães, fonte do tribunal, esclareceu que será assumida a ordenação fruto do sorteio, diferente para cada órgão.
Assim, para a Assembleia Municipal, a ordem final é a seguinte: CDU, Chega, Iniciativa Liberal, Partido Socialista, Juntos por Guimarães, Bloco de Esquerda e ADN.
Já para a Câmara Municipal, a disposição das candidaturas será diferente: Chega, Juntos por Guimarães, Partido Socialista, Bloco de Esquerda, CDU, ADN e Iniciativa Liberal.
Neste ato eleitoral, às Assembleias de Freguesia concorrem também os movimentos de cidadãos: Gondar com Futuro, Novo Rumo para Vermil, Movimento Brito Independente e Olívia Fernandes “Os Ronfenses conhecem-me”.
O resultado será afixado à porta do tribunal e registado em auto, com cópias enviadas à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e ao presidente da Câmara Municipal, para efeitos de impressão dos boletins de voto.
De acordo com a lei, o juiz dispõe agora de cinco dias para verificar a regularidade do processo, a autenticidade da documentação e a elegibilidade dos candidatos. Durante esse período, mandatários, candidatos ou proponentes podem ainda apresentar impugnações.