“Bom Caminho”: GNR reforça proteção aos peregrinos de Santiago em ano Jacobeu
Operação “Bom Caminho” decorrerá até ao dia 31 de dezembro de 2022, com o objetivo de promover a visibilidade e o patrulhamento de proximidade da Guarda, na proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o arranque da operação “Bom Caminho”, que decorrerá até ao dia 31 de dezembro de 2022, com o objetivo de promover a “visibilidade e o patrulhamento de proximidade da Guarda, na proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela” e que transitam ao longo do Caminho Português, do Caminho Português da Costa e do Caminho Português Interior, através dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Cientes da “importância dos Caminhos de Santiago”, que remontam ao século IX, e que têm tido, nos últimos anos, um “crescimento exponencial”, principalmente desde a realização das Jornadas Mundiais da Juventude em Santiago de Compostela em 1989 e da sua classificação pela UNESCO em 1993 como Património da Humanidade, que lhe conferem uma dimensão “cada vez mais internacional”, a Guarda irá manter um conjunto de “atividades operacionais que contribuem para o sentimento de segurança e a visibilidade junto dos peregrinos”, nos diferentes percursos.
Recorde-se também que, excecionalmente de devido às “circunstâncias provocadas pela pandemia”, o Papa Francisco prorrogou em janeiro de 2021, através da Penitenciária Apostólica, o Ano Santo Jacobeu de 2021 para incluir todo o ano de 2022. O anúncio foi feito pelo núncio apostólico na Espanha, D. Bernardito Auza, no final da eucaristia na qual foi realizada a abertura da Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela.
O ano Jacobeu ou Jubilar, considerado “ano santo de Compostela”, é celebrado desde o século XII, quando o dia 25 de julho, festa de São Tiago, coincide com um domingo, e nesses anos o número de peregrinos no Caminho é habitualmente maior.
Na operação “Bom Caminho”, a Guarda pretende reforçar a sua presença nos “locais mais vulneráveis” à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização, tendo em vista transmitir os principais conselhos de segurança:
Planear/preparar o percurso antecipadamente;
Evitar desviar-se do percurso;
Caminhar apenas nos períodos diurnos;
Utilizar roupas claras e material retrorrefletor;
No trajeto circular pelos passeios ou na ausência pelas bermas;
Em grupo, caminhar em fila única;
Manter o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família;
Não utilizar auscultadores durante o caminho e evitar o transporte de grandes quantidades de dinheiro;
Nos albergues não deixar bens/dinheiro ao alcance de terceiros;
Deslocar-se sempre munido de documento de identificação (cartão de cidadão/passaporte e cartão europeu de saúde).
Adicionalmente, nos períodos de maior afluência de peregrinos, em particular na Semana Santa e no período do verão, realizar-se-ão patrulhas conjuntas com a Guardia Civil espanhola.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
Domingos Bragança concorda que o concelho precisa de uma agência para a captação de investimento, mas já não vai acontecer nos meses que lhe restam como presidente da Câmara.
Outubro 15, 2024
Ao serviço da Seleção Nacional de Sub-18, Afonso Meireles participou na conquista do Torneio das Quatro Nações. O médio vitoriano foi chamado em todos os jogos, tendo sido titular no segundo e terceiro duelos.
Outubro 15, 2024
Cerca de 80 pessoas marcaram presença no jantar do Primeiro Aniversário do Clube Atlético Santa Marinha da Costa realizado na Penha na noite do passado sábado, 12 de outubro.