Bombeiros de Guimarães abrem as portas do quartel e promovem visitas guiadas

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães abrem as portas do seu quartel já no próximo no sábado, dia 28 de maio. A corporação convida toda a população vimaranense a conhecer, por dentro, a instituição. As visitas guiadas estão programadas para as 10h00 e 15h00.

© Juliana Machado / Mais Guimarães

Ao longo de todo o dia, todos os interessados podem, livremente ou de forma guiada, ver de perto o espólio, as viaturas e o funcionamento dos vários espaços operacionais.

O dia do “Quartel Aberto à Comunidade” insere-se no programa comemorativo dos 145 anos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, que decorre até final deste ano. Com a iniciativa, a Associação Humanitária deseja “mostrar a todos os vimaranenses uma exposição do nosso extraordinário e valioso espólio, mas também as nossas viaturas, mais modernas e antigas, bem como os nossos espaços, dando a conhecer, por exemplo, como funciona a nossa central telefónica e outros serviços ou valências”, refere João Pedro Castro, presidente da direção, em comunicado às redações.

A exposição inclui um vasto conjunto de objetos, fardamentos, condecorações e viaturas antigas, tendo sido organizada em parceria com a direção do Paço dos Duques de Bragança. A mostra inclui alguns dos primeiros objetos usados e preservados pela corporação, mas também antigos fardamentos, condecorações e viaturas, entre as quais se contam as bombas de picota braçais, existentes em 1800, que eram enchidas com baldes de serapilheira para acudir aos incêndios.

“Esta será certamente mais uma excelente oportunidade para muitos vimaranenses poderem ver de perto e ficar a conhecer algum do nosso rico e valioso espólio, que tem vindo a ser preservado e valorizado em colaboração com a direção e equipa técnica do Paço dos Duques de Bragança, mas igualmente para ficarem a conhecer o nosso quartel e atividade por dentro”, considera e valoriza João Pedro Castro, presidente da direção da Associação Humanitária dos BVG.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?