Bombeiros Voluntários de Guimarães registam novo máximo de serviços prestados em 2023
Em 2023, os Bombeiros Voluntários de Guimarães prestaram 12.874 serviços, o maior número de sempre. Com esse número, a corporação bateu os números de 2022, em que foram registadas 11.973 ocorrências, superando-o em 901 casos.
Com uma média diária de 35 ocorrências, os números de serviços prestados ultrapassam os registos dos anos da pandemia da Covid-19. Grande parte das solicitações efetuadas pela população, tratam-se de socorro no domínio da saúde com transporte urgente de doentes.
João Pedro Castro, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, considera que o recorde de serviços volta a “honrar a nossa história de 146 anos de vida, com uma forte tradição humanitária e solidária, que muito nos orgulha e que procuramos sempre e diariamente reforçar e melhorar.”
O dirigente da corporação reconhece o trabalho de “todo o corpo ativo e o comando da nossa corporação, homens e mulheres que nunca se poupam a esforços para colocarmos sempre o melhor dos BVG ao serviço de toda a nossa população.”
“Colocamos sempre os nossos meios ao dispor dos sócios e de toda a população, desde a emergência a acidentes, combate a incêndios, transporte de doentes, auxílio em cheias e outras ocorrências, etc. Os vimaranenses podem estar seguros da nossa ação e proteção em todos os momentos», assegura o comandante dos BVG, Bento Marques.
João Pedro Castro recorda que a corporação tem vindo a reforçar a equipa, bem como o parque automóvel: “Temos vindo a adaptar e a reforçar a nossa estrutura com o juramento da bandeira de 16 novos bombeiros, em 2023, sendo que temos, neste momento, mais 12 em formação. Também reforçámos o parque automóvel com mais uma ambulância. Contudo, este número de serviços testa, diariamente, a nossa operacionalidade, pelo que precisamos do apoio generoso da comunidade para conseguirmos continuar a reforçar a nossa operacionalidade”.
Por fim, João Pedro Castro agradece, em nome da instituição, a “todos quantos nos apoiam, mas precisa sempre que cada vez mais vimaranenses se façam sócios dos Bombeiros de Guimarães, de forma a garantirmos uma fonte de receita mais permanente e equilibrada. Estou certo que todos entendem a necessidade de todos darmos o nosso generoso contributo a esta nobre causa dos bombeiros.”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 15, 2025
A Universidade do Minho é a instituição nacional com mais pedidos de “famílias de patentes”, segundo o “Barómetro Inventa 2024 – Patentes Made in Portugal”, divulgado pela consultora Inventa International.
Janeiro 15, 2025
Mais Guimarães, o semanário digital vimaranense. Informação com Rigor, Independência e Pluralidade.
Janeiro 15, 2025
Iniciativa reforçou o apoio às famílias através do Programa Operacional Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC).